Capa » Cultura Inglesa » 10 coisas que os Ingleses fazem diferente de você

10 coisas que os Ingleses fazem diferente de você

Spread the love

10 diferenças básicas do dia a dia na Inglaterra para a maior parte do mundo.

  • Eles pagam pela TV aberta

    licença para TV

    Se você tem um aparelho de TV na Inglaterra e pretende assistir canais ao vivo, você precisa pagar por uma licença.

    A TV License no Reino Unido custa £145.50 Libras Esterlinas (R$500,00) por ano para TVs coloridas e £49.00 (R$200,00) se o seu aparelho ainda for preto e branco.

    Esse custo dá direito a assistir aos canais abertos da British Broadcast Company – BBC (BBC One, BBC Two, BBC Three, BBC Four, CBBC, CBeebies, BBC News) além da ITV, Channel 4 e Channel 5.

    Por conta desse pagamento, a BBC não apresenta propagandas comerciais em sua programação (afinal, você está pagando), mas exibe chamadas para outros programas durante os intervalos. Outros canais são livres para apresentar comerciais.

    O não pagamento dessa taxa acarreta em uma multa de até £1.000, o que acaba pegando muitos estrangeiros desavisados de surpresa.

  • A voltagem e as tomadas são diferentes

    beerplug

    A configuração padrão para equipamentos elétricos no Reino Unido é 230V/50Hz e independente de onde você venha, vai precisar de um adaptador, já que as tomadas britânicas (padrão BS 1363), são diferentes do resto do mundo.

    Apesar de causarem uma dor inimaginável ao acidentalmente pisar em uma no meio da noite, as tomadas inglesas têm uma vantagem: Elas servem como abridores de garrafa de emergência.

  • O ano letivo é diferente

    O ano escolar na Inglaterra começa em setembro e vai até meados de Julho do ano seguinte.

    A estrutura do ano letivo na Inglaterra vêm dos tempos em que a agricultura era a principal fonte de renda do país e o trabalho infantil parte fundamental da força de trabalho.

    Com os campos prontos para a colheita no verão, o calendário escolar teve que se adaptar para possibilitar que as crianças pudessem ajudar nas plantações entre julho e agosto.

    Na Escócia e Irlanda, onde a latitude é mais elevada, o ano letivo começa em Agosto.

  • As séries escolares são diferentes

    Educação em tempo integral é obrigatória para todas as crianças com idades entre 5 e 17 anos, com uma criança começando a educação primária durante o ano letivo em que ele ou ela completa 5 anos de idade.

    Dos 4 ao 5, as crianças podem atender a um ano escolar chamado reception. A partir dos 5 aos 6, as series escolares são chamadas de “year one“, “year two” (dos 6 aos 7 anos) até o “year 13“, onde os alunos estão prestes a completar 18 anos.

    No final de sua educação básica, os alunos prestam um exame nacional chamado “A Levels” – As matérias são opcionais e as notas são levadas em consideração para a admissão em universidades, que não aplicam exames vestibular.

  • Eles dirigem do lado errado

    mão-inglesa
    Placa lembrando aos motoristas para se manter a esquerda

    A “mão-Inglesa” foi formalizada pela primeira vez pelo Papa Bonifácio VIII no ano 1300, determinando que seus peregrinos deveriam permanecer do lado esquerdo da estrada.

    A idéia de manter pessoas vindo em sua direção à sua direita garante que uma pessoa destra esteja na melhor posição para se proteger de inimigos.

    Napoleão Bonaparte aboliu a regra, e hoje apenas 20% dos países mantêm a convenção.

  • Eles medem líquidos em pints

    kitchen-measurements-chart-gallon

    Uma pint (abreviatura “p” ou “pt”) é uma unidade imperial de volume medindo 568 mililitros, equivalente à 1/8 de um galão.

    O galão por sua vez possui uma longa história. A palavra em Inglês gallon veio do Francês arcaico para “bacia”, e só foi estabelecido oficialmente com o volume atual de 4.54 litros em 1824, quando as medidas imperiais foram oficializadas.

    Hoje, com a metrificação do Reino Unido (que pra falar a verdade, não colou muito), os únicos líquidos obrigatoriamente vendidos em pints são cervejas e derivados de leite.

  • Eles medem altura/comprimento em yards, feet e inches

    medidas imperiais em greenwich
    O comprimento das medidas imperiais, exibidos no Observatório de Greenwich, que também marca o ponto 0 da longitude terrestre

    O uso de pés e polegadas para medição veio para a Inglaterra durante a Invasão Romana durante o século I, mas seu comprimento oficial de 30.48 centimetros, só foi estabelecido recentemente em 1960.

  • Eles medem peso em stones, pounds e ounces

    Esse método complicado de medir peso em ‘pedras’, ‘libras’ e ‘onças’ é derivado do sistema avoirdupois, originário da França, que chegou na Inglaterra por volta de 1300.

    Stones e pounds são usados comumente para medir peso em humanos e animais, enquanto onças são usados em metais preciosos e produtos químicos.

    Existem 16 ounces (approx. 28 gramas) em um pound (approx. 453 gramas) e 14 pounds em uma stone (approx. 6.350 kg), e para converter em quilos, é preciso considerar as unidades separadamente.

    Exemplo:
    -How much do you weight?
    -12 stone, 8 pounds
    (80kg)

  • Eles medem distância em milhas

    milestone
    Milestone, o nome dado em Inglês para um marco importante em uma tragetória, recebe seu nome literalmente de pedras marcando distâncias no caminho

    Históricamente, muitas medidas foram traduzidas como “milhas” para o Inglês, com comprimentos variando entre 1 e 15 quilômetros.

    A milha terrestre usada hoje no Reino Unido e a maioria dos países que fizeram parte do Império Britânico foi estabelecida em 1824, e mede exatamente 1,609.344 metros.

  • Eles falam MUITO sobre o tempo

    O hábito de falar sobre o tempo vem de uma época em que homens e mulheres na Inglaterra não tinham permissão para discutir muita coisa.

    Mulheres, especialmente à partir do século XVII, eram vistas como seres delicados, e discutir qualquer assunto considerado polêmico com uma dama era extremamente deselegante.

    Mas não eram só política e religião os assuntos proibidos de se abordar como uma dama da sociedade inglesa – Falar sobre filhos ou assuntos envolvendo o corpo como dores e doenças também eram tabus.

    Como o tempo é considerado um tema neutro, ele era usado como um “quebra-gelo” ou para preencher uma pausa na conversa entre uma dama e um cavalheiro em ocasiões sociais.

    Com o passar dos anos, o hábito de falar sobre o tempo se tornou norma, e hoje, a maioria das conversas com estranhos (chamadas de small talk), têm como assunto o clima.

T.M. FassingerBrasileira vivendo na Inglaterra há 12, que ainda não consegue converter de unidades métricas para imperiais de cabeça

Check Also

A Inglaterra definida em uma imagem

Spread the loveIngleses encharcados em uma tentativa de verão na fila da barraquinha chá, durante ...

As 10 Leis mais Estúpidas da Inglaterra

Spread the loveAlgumas não passam de mito, outras já entraram em desuso há muito tempo. ...

7 comentários

  1. Renata Tedeschi

    Fiquei com uma dúvida. Se você tem assinatura de tv a cabo (sky por exemplo) é necessário pagar a taxa pela TV aberta???

    • Renata Tedeschi

      Nossa, desculpa a pergunta. E como faço isso, moro aqui a 7 meses e nunca tinha sido informada disso, só pago a sky.

  2. – Se para canais abertos é esse valor, não quero nem imaginar para TV à cabo; pelo menos não tem aquele monte de comerciais chatos.
    – Os plugues de tomadas no Brasil também têm mudado todo ano, o que é um saco, você precisa ter vários Ts pra poder conectar qualquer coisa na tomada.
    – Achei que esse negócio de começar as aulas em setembro era coisa de Hogwarts mesmo, kkk. Estranho deve ser ter que passar o feriado de Natal estudando. Seria legal se as matérias pra exames aqui também fosse opcionais, adoraria tirar matemática do meu currículo, kkkkk.
    – Esse sistema de medidas é o que deve realmente complicar pra nós estrangeiros. A numeração de calçados e roupas também é diferente né.
    – Falar sobre o tempo com estranhos aqui na minha cidade (Blumenau/SC) também é algo extremamente normal, principalmente pra puxar conversa, tipo:
    "Que calor né."
    "Pois é. Mas falou no jornal que é pra chover no fim de semana."
    "Tomara… Você sabe qual é o horário do próximo ônibus?" HAHA. Comento sobre o tempo umas 10 vezes por dia.

    Adoro o blog de vocês, sou leitora assídua 🙂

  3. No Japão também se paga uma taxa a tv aberta, todos que possuem um aparelho de TV são “insistentemente encorajados” a contribuírem para manutenção da estatal NHK, Lei de radioteledifusão de 1950 aplicada a todos residentes no Japão não importando a nacionalidade ( pega muitos estrangeiros de surpresa quando aparece um representante da NHK na porta pedindo o pagamento da taxa ), e como a BBC ela não veicula propagandas comerciais, para ter independência na sua grade de programas; paga-se um valor aproximado de 25 U$D a cada 2 meses ( caso pague adiantado por 6 meses ou 1 ano tem desconto ). Há alguns anos atrás devido a um escândalo de desvio de verbas muitos japoneses e empresas se recusaram a contribuir para protestar, embora seja uma Lei, na pratica não existe punição prevista para aqueles que não pagam. Pelo menos nunca vi ou ouvi falar de alguém ser processado quando morei na terra do sol nascente.

  4. Diana de Portugal :)

    O facto se o ano lectivo começar em setembro não é exclusivo da Inglaterra. Em Portugal, o ano letivo também começa em setembro. Como estamos no hemisfério norte, o verão ocorre entre 20/21 de junho e 21/22 de setembro… o nosso ano letivo começa em meados de setembro, temos, geralmente, 15 dias de férias de natal (a segunda quinzena do mês) e no inicio de janeiro (por volta de dia 3, 4 ou 5) as aulas iniciam de novo. Há uma pequena interrupção letiva de 3 dias no carnaval e mais uma quinzena de férias na páscoa e, geralmente, até meados de junho o ano letivo termina para as férias de verão.
    Não tenho a certeza, mas penso que na maior parte dos países europeus a regra é ter o ano letivo sensivelmente entre finais de agosto e inicios de setembro a junho/julho!!

  5. Nicholas Amorim

    Tem alguns breaks no decorrer do ano letivo, o Easter Break na páscoa e o Christmas Break no final do ano, então não se passa Natal estudando não. 🙂

  6. mas vc não escolhe todas as matérias. Vc escolhe 5 ou 8 . e 2 ou 3 são obrigatórias, Q é matemática e Inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *