Capa » A Inglaterra » Historia » A Peste Negra na Inglaterra

A Peste Negra na Inglaterra

Saiba mais sobre a epidemia de peste negra que matou 1.5 milhões na Inglaterra durante o século XIV.

peste negra
Placa no porto de Weymouth – Dorset

A Peste Negra, uma pandemia de peste bubônica que atingiu a Europa em 1347, se espalhou para a Inglaterra em 1348, matando entre um terço e metade dos habitantes do país.

Originário da China, a doença se espalhou para oeste ao longo das rotas comerciais em toda a Europa e chegou às Ilhas Britânicas de navio.

Em junho 1348, um navio atravessou o Canal Inglês vindo da França e entrou na cidade no de Porto Melcombe em Weymouth, Dorset. A bordo estava um marinheiro infectado com a praga, que se tornou- o primeiro caso da Peste Negra identificado na Inglaterra.

A praga chegou a Londres no outono de 1348, e, no verão seguinte, já tinha coberto todo o país. Em dezembro de 1349, o surto estava praticamente controlado.

Embora estimativas precisas de mortalidade sejam difíceis, assume-se que um terço da população tenha morrido, chegando a um número de cerca de metade, embora alguns tenham sugerido uma ainda maior mortalidade.

A Peste Negra atingiu uma nação próspera e internacionalmente ascendente. Embora a perda de vida tenha sido grande, o governo Inglês gerenciou bem a crise.

A conseqüência mais imediata foi a suspensão das campanhas da Guerra dos Cem Anos. Inglaterra não teve formas extremas de fervor religioso observadas em outras regiões da Europa, como França e Alemanha.

A longo prazo, a praga teve grandes consequências sociais. A diminuição da população causou uma escassez de mão de obra, com posterior aumento de salários. As classes latifundiários tentaram travar esse desenvolvimento através de medida legislativa e punitivas, levando a um profundo ressentimento entre as classes mais baixas.

A Revolta dos Camponeses de 1381 foi em grande parte resultado deste ressentimento, e mesmo que a rebelião tenha suprimida, a conseqüência foi o fim da escravidão na Inglaterra.

A Peste Negra também afetou os esforços artísticos e culturais, e pode ter ajudado a promover o uso da língua Inglesa.

Em 1361-62 a peste voltou para a Inglaterra, desta vez causando a morte de cerca de 20% da população. Após esta a praga continuou a retornar de forma intermitente ao longo dos séculos 14 e 15, em surtos locais ou nacionais.

Deste ponto em diante o seu impacto tornou-se menos grave, muito devido aos esforços do governo. Um dos últimos surtos da praga na Inglaterra foi a grande peste de Londres de 1665-1666.

Check Also

ww1-pic

10 Coisas que você precisa saber sobre a I Guerra Mundial

dday

O Dia D

Conheça do Dia D, uma das maiores operações militares da história, que completa 70 anos ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273