Capa » Noticias da Inglaterra » Ciência e Tecnologia » Acadêmicos da Universidade de Cambridge alertam sobre o perigo da tecnologia super-inteligente

Acadêmicos da Universidade de Cambridge alertam sobre o perigo da tecnologia super-inteligente

Acadêmicos da Universidade de Cambridge estão ponderando o risco da tecnologia super-inteligente ameaçar a nossa própria existência.

Robô tocando violino

“A inteligência artificial vai escapar as restrições da biologia em algum momento neste ou no próximo século”, segundo Bertrand Russell, professor de Filosofia na Universidade de Cambridge.

Ele está planejando o lançamento de um centro de pesquisa, em parceria com o professor de cosmologia e astrofísica de Cambridge Martin Rees e Tallinn Jann, um dos fundadores do Skype, para olhar os perigos dos avanços tecnológicos para a humanidade.

Ele quer trazer mais atenção para um futuro em que a humanidade pode estar à mercê de “máquinas que não são maliciosas, mas cujos interesses não nos inclui”.

O grupo não será o primeiro a ponderar o futuro, que tem se apresentado na ficção científica desde o alvorecer da era dos computadores. Talvez o mais famoso seja HAL-o, o computador malévolo de 2001: A Space Oddyssey de Stanley Kubricke e mais recentemente em I, Robot, estrelado por Will Smith.

Reconhecendo que muitas pessoas acreditam que suas preocupações são um tanto forçadas, o professor disse: “Essa é uma preocupação que tende a ser considerada como esquisita e irrealista, mas dado que não sabemos o quão sério são os riscos ou a escala de tempo, descartar completamente as preocupações é algo perigoso.”

Ele disse que a tecnologia avançada pode começar a ser uma ameaça quando os computadores começarem a direcionar recursos para seus próprios objetivos, em detrimento das preocupações humanas, como a sustentabilidade ambiental.

Ele comparou o risco com a forma como os seres humanos têm ameaçado a sobrevivência de outros animais, espalhando por todo o planeta e usando os recursos naturais de que outros animais dependem.

Da próxima vez que uma máquina lhe fizer um favor, não esqueça de agradecer. Elas podem estar dominando o mundo em breve.

The Independent

Check Also

coruja1

Roy Hodgson tem cara de coruja

Roy Hodgson – O técnico da seleção Inglesa e sua incrível semelhança com uma coruja.

Rich_list

Os mais ricos da Inglaterra 2014

Londres é a capital com o maior número de bilionários do mundo. Conheça os mais ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273