Capa » Ingleses Famosos » Ciência » Ada Lovelace

Ada Lovelace

Ada Lovelace foi a primeira programadora de computadores do mundo.

Ada Lovelace

Augusta Ada King, Condessa de Lovelace (10 de dezembro de 1815 – 27 de novembro de 1852), nascida Augusta Ada Byron e agora comumente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa conhecida principalmente por seu trabalho com o computador mecânico de Charles Babbage, a Máquina Analítica.

Suas notas sobre a máquina incluem o que é reconhecido como o primeiro algoritmo destinado a ser processado por uma máquina. Devido a isso, ela é muitas vezes considerada a primeira programadora de computadores do mundo.

Ada nasceu em Londres do curto casamento entre o poeta e aristocrata Lord Byron e Anne Isabelle Milbanke. Os dois se separaram apenas 1 mês depois do nascimento de Ada e ela nunca conheceu o pai, que abandonou a Inglaterra em seguida e morreu na Grécia quando ela tinha oito anos.

Ada Lovelace mostrou uma interesse em estudos matemáticos desde cedo e aprendeu com sua mãe a paixão pelos números, Annabella, que também foi uma matemática talentosa.

Ada Lovelace foi apresentada à Charles Babbage por uma outra mulher cientista famosa em sua época, a matemática Mary Somerville, que orientou Ada durante sua vida relativamente curta.

Em correspondências com Babbage, que estava trabalhando nas idéias para uma máquina que é hoje reconhecida como o precursor do computador moderno, Ada demonstrou seu dom para a matemática e foi descrita por ele como “a feiticeira dos números”.

Impressionado com as habilidades matemáticas que Ada possuía, Babbage a convidou para traduzir uma peça escrita em italiano por Luigi Menabrea, descrevendo seu Motor Analítico, de modo que o trabalho pudesse ser publicado na Inglaterra.

Essas notas incluem o que é reconhecido como o primeiro algoritmo destinado a ser transformado por uma máquina, enquanto ela também especulou sobre a sua futura capacidade em criar gráficos e músicas complexas.

Em 1835, Ada se casou com William King, que se tornou Conde de Lovelace em 1838.

Ada morreu em 1852 aos 36 anos de idade.

Seu legado é um modelo para mulheres jovens considerando carreiras em tecnologia, lembrado todo dia 14 de outubro como Ada Lovelace Day, dedicado à celebração das conquistas das mulheres na ciência e tecnologia.

Check Also

Screen Shot 2014-03-17 at 11.51.22

10 Coisas que você precisa saber sobre Saint Patrick

1 – Saint Patrick era Inglês

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking é professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e autor de Uma ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273