Capa » A Inglaterra » Datas » Brexit: O que a saída da União Européia significa para os brasileiros na Inglaterra.

Brexit: O que a saída da União Européia significa para os brasileiros na Inglaterra.

Spread the love

Com uma decisão histórica por referendo marcando a saída do Reino Unido da União Européia, imigrantes brasileiros se questionam qual será o seu futuro na terra da Rainha.



Bournemouth, 24/06/16 

Com uma vitória por 51.9%, ou mais de 17 milhões de votos, a maioria dos 71% da população britânica que compareceu às urnas, votou pela saída do Reino Unido da União Européia. 
Alguns dos motivos dados para a saída do mercado comum Europeu, do qual o Reino Unido fez parte desde 1973, são as restrições impostas pela UE, os custos de permanecer em uma união política decadente com o resto da Europa, mas, principalmente, a imigração. 

Mas o que acontece agora?

 

Os termos no artigo 50 do Tratado de Lisboa preveem que a saída de um país membro da União Européia se dá em um período de 2 anos. 
O Reino Unido terá agora de renegociar termos com países com quem mantém relações diplomáticas – Não só com os 27 membros restantes da União Européia, mas também com o resto do mundo, já que os acordos até então eram determinados por diretivas da união.  
Os primeiros impactos, além da queda da Libra Esterlina em relação ao Dólar, que alcançou a maior queda desde 1985, são a implementação de leis que exigem a deportação de criminosos estrangeiros, a eliminação de alguns impostos na energia elétrica, redirecionamentos dos £100 milhões dos custos de afiliação de União Européia para a saúde e a introdução de um sistema de pontos para a imigração.
Para os brasileiros trabalhando no Reino Unido com passaportes Portugueses / Italianos, os termos de sua permanência dependerão do acordo que o Reino Unido fará com cada país. 
Considerando o modelo proposto durante a campanha de saída da União Européia, um sistema de pontos similar ao Australiano, onde idade, formação profissional e investimento no país, irão determinar quem poderá ou não trabalhar legalmente no país. 
Brasileiros vivendo na Inglaterra se questionam qual será o futuro dos imigrantes no Reino Unido diante da decisão de se separar da União Européia.

Em mídias sociais, o clima hoje foi de velório. Nas timelines, raros foram os defensores da saída a dividir seu otimismo por e um futuro melhor, onde o Reino Unido terá soberania para criar suas próprias regras. 
O que houve foi muito mimimi de imigrantes que não se sentem mais bem vindos, e de Ingleses que acreditam que a decisão foi uma de baby boomers xenofóbicos, condenando uma nova geração a não ter a mesma chance de usufruir de um mercado comum com o resto da Europa.
O que houve realmente foi país que já foi líder de um império, decidindo democraticamente por sua independência, e cortando laços com um acordo criado no terror pós guerra, que já não julga servir seus interesses.
Deixar a União Européia foi realmente como um divórcio depois de 40 anos de um casal aparentemente estável. Os vizinhos se perguntam o que aconteceu. Existia um certo conforto e respeito e começar outra vez significará uma difícil e intensa fase de adaptação, mas permanecer juntos significa mais do mesmo a cada dia.
O futuro hoje (assim como era ontem enquanto o Reino Unido fazia parte da União Européia, diga-se de passagem) é incerto. Mas para nós brasileiros, não nos cabe julgar e lamentar uma decisão democrática de independência de um país soberano só porque decidimos viver nele, mais do que nos cabe julgar a vizinha que decidiu se separar do marido aparentemente sem motivo. 
Para aqueles em situação legal, que geram mais riqueza ao país do que despesas, sempre haverá espaço e respeito por parte dos Ingleses. Já para os que não se sentem mais bem-vindos, talvez seja hora uma boa hora de começar a planejar seu retorno.

Check Also

Royal Ascot – A corrida de cavalos mais real do mundo

Spread the loveA corrida de cavalos de Ascot em Berkshire reúne os melhores cavalos do ...

May Day – O Dia do Trabalhador na Inglaterra

Spread the loveSaiba como os Ingleses comemoram o Dia do Trabalho O feriado celebrado no ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *