Capa » Cultura Inglesa » Bebidas » O Chá na Inglaterra

O Chá na Inglaterra

Conheça o papel do chá na cultura, história e identidade nacional da Inglaterra e aprenda como apreciar um legítimo cup of tea.


Apesar das 60.2 bilhões de xícaras de chá consumidas por ano na Inglaterra, pouca gente sabe que o cup of tea inglês é feito da mesma planta que o chá verde e que foi uma portuguesa que trouxe o chá para a Inglaterra. Conheça os detalhes:

bloco de chá
O chá é transportado em blocos prensados com relevo mosrando sua origem

Origem do Chá

Apesar de ser mais conhecida como uma bebida inglesa, a história do chá começa na China por volta de 2700 AC.

Segundo a lenda, o imperador chinês Chen Nung descobriu a bebida por acidente, depois que folhas de da plata Camellia sinensis caíram em seu bule.

O chá foi levado da China para o Japão por monges Budistas, e trazido para a Europa por missionários portugueses em 1500. A partir daí não demorou muito para o desenvolvimento de rota comercial de navios da China para a Europa, transportando toneladas e mais toneladas de chá.

A chegada do chá na Inglaterra

Enquanto o resto da Europa tomava chá no início do 1600, na Inglaterra, a bebida oficial ainda era a cerveja Ale, a mais antiga forma de fermentação que existe.

Foi o casamento arranjado do Príncipe Charles II com a Princesa portuguesa Catarina de Bragança que acabou trazendo o chá para a Inglaterra.

O casal Charles II e Catarina de BragançaA realeza Portuguesa assinou um tratado com a coroa Britânica, prevendo uma possível invasão Espanhola. No contrato, em retorno da proteção militar, Portugal cederia à Coroa Britânica 2 milhões de moedas de ouro, os territórios de Marrocos e Mumbai e o uso livre de todos os portos das colônias Portuguesas na Africa, Asia e América. Ah, e o casamento de Catarina de Bragança com Charles II também fez parte do acordo.

Catarina, que não falava uma palavra em Inglês, chegou na Inglaterra pela primeira vez em 1662.

Depois de uma viagem descrita por ela como “terrível”, a princesa desembarcou em Portsmouth e foi recebida com uma caneca de cerveja pela realeza inglesa.

Ao pedir por uma xícara chá e não ser atendida, Catarina decidiu que a Inglaterra era muito pouco civilizada para o seu gosto.

Ela nunca aprendeu Inglês e conversava com Charles em Espanhol, e apesar de ter ficado gravida 4 vezes, não conseguiu dar um herdeiro ao marido, que teve cerca de 15 filhos bastardos com diversas amantes.

“A cup of tea would restore my normality” ― Douglas Adams

Apesar da união de Catarina e Charles ter sido infeliz, a princesa popularizou o chá na corte Britânica e estabeleceu o famoso 5 o’clock tea que tomava diariamente.

Como preparar chá como na Inglaterra?

Chá na Inglaterra

Dr. Andrew Stapley, engenheiro químico da Universidade de Loughborough, analisou a questão do que constitui uma xícara de chá perfeita e chegou às seguintes conclusões:

  • A quantidade de folhas recomendada para uma xícara é exatamente uma colher de chá.
  • Nunca use água fervente. 92º é mais do que suficiente para obter sabor sem queimar as folhas. Não re-ferva a água. O oxigênio perdido altera o sabor da bebida.
  • Quanto à adição de leite, Dr. Stapley. diz: “Em temperaturas altas, as proteínas do leite começam a se desenrolar e a se condensar em grupos, alterando o sabor.

    Coloque o leite fresco no fundo da xícara, esperando o fluxo de chá quente. Isso permite que o leite esfrie o chá, em vez do chá elevar a temperatura do leite.

  • Açúcar é opcional, desde que seja branco. Aliás, a adição de açúcar atua para moderar a adstringência natural de chá.

Fatos Interessantes sobre o Chá:

“While there is tea, there is hope.” ― Arthur Wing Pinero

  • Uma xícara de chá contem metade da cafeína de uma xícara de café
  • Chá é uma fonte natural de fluor, que previne cáries e gengivite.
  • Chá previne câncer, doenças vasculares e tem ação anti-bacteriana.
  • Uma xícara de chá contém mais anti-oxidantes que 10 copos de suco de maçã.
  • Chá verde, chá branco, chá preto e oolong vem da mesma planta, a Camellia sinensis.
  • Chá ajuda a reduzir o apetite.
  • O Conselho Britânico do Chá recomenda 4 xícaras por dia.
  • 98% dos Britânicos preferem seu chá com leite, mas somente 30% usam açucar.

Fontes:

Time of the Tea – Dominique Pasqualini, Bruno Suet

http://www.tea.co.uk

ttp://en.wikipedia.org/wiki/Tea

Check Also

Irn-Bru

Irn-Bru: A outra bebida oficial da Escócia

A Escócia é o único país onde a Coca-Cola não é o refrigerante mais vendido. ...

consumo de cerveja inglaterra

Britânicos gastam em média R$175 mil em álcool ao longo da vida

A Grã-Bretanha é o terceiro país com maior consumo de álcool per capita – conheça ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273