Capa » Cultura Inglesa » Fashion » Bowler Hat – A história do Chapéu-Coco

Bowler Hat – A história do Chapéu-Coco

O arquétipo do cavalheiro Inglês, de chapéu coco, terno, gravata, guarda-chuva e um jornal debaixo do braço, costumava ser uma cena comum no centro financeiro de Londres até os anos 70.

beatles em chapéu coco
The Beatles usando bowler hats, uma sátira ao arquétipo do cavalheiro Inglês

Apesar de ser associado com banqueiros e outros profissionais de elite, o Bowler Hat, ou chapéu-coco como ficou conhecido no Brasil, foi criado com um propósito bem mais prático.

Em 1849, o político e ex-militar Edward Coke, encomendou à empresa Lock and Company um chapéu baixo e duro para ser usado em suas montarias, já que a cartola – o chapéu da moda da época, sempre colidia com os galhos mais baixos durante seus passeios à cavalo.

“Para escapar de suas obrigações judiciais na Inglaterra é simples: Basta usar um chapéu coco e carregar uma cópia do jornal The Daily Telegraph debaixo do braço” – John Mortimer

Ao receber a encomenda, Edward Coke teria jogado o chapéu no chão e pisado nele duas vezes. Para a satisfação de todos os envolvidos, o chapéu coco continuou intacto e Coke acabou um cliente satisfeito.

Apesar de ter sido chamado originalmente de Coke Hat (daí a tradução “chapéu coco”), mantendo a tradição de dar o nome do criador ao chapéu, o modelo acabou ganhando o nome Bowler Hat, homenageando os chapeleiros Thomas & William Bowler, que criaram o protótipo para Lock and Co..

Príncipe Harry e Príncipe William em Bowler Hats
Príncipe Harry e Príncipe William em Bowler Hats
Sólido e resistente, o chapéu coco logo ganhou popularidade entre os Victorianos. Já no século XX, o Bowler Hat se tornou parte do “uniforme” adotado pelos profissionais mais conservadores como banqueiros e funcionários da coroa Britânica.

As mudanças na moda e na ética trabalhista em 1970 tornaram o uso de chapéu obsoleto para on Ingleses, transformando o chapéu coco em uma imagem quase cômica, ou uma lembrança da antiga atitude relacionada ao trabalho.

Hoje, o Bowler Hat está vivendo uma espécie de re-ascenção, juntamente com o bigode e o three piece suits (calça + paletó + colete), mas independente da moda, o chapéu coco sempre será um ícone do estilo Inglês de se vestir.

T.M
Fonte: Weird and Wonderful

Check Also

snood

Snood

Hoje eu vou falar para vocês sobre um item necessário na Inglaterra, o “Snood”.

Coque Inglês

Cabelo: O Coque Inglês

A editora fashion Chris Bunese desvenda um dos penteados favoritos das Inglesas – o coque.


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273