Capa » Cultura Inglesa » Culinária » Comer ou não comer? A diferente e muitas vezes exótica comida do Reino Unido

Comer ou não comer? A diferente e muitas vezes exótica comida do Reino Unido

Os pratos da terra da Rainha que mais chocaram o meu paladar brasileiro.

A culinária Inglesa foi um dos maiores choques culturais que eu enfrentei quanto cheguei na Inglaterra em 2005.

Mais do que a falta do bom arroz com feijão, a culinária Inglesa requer um bom período de adaptação para quem não está acostumado.

Conheça as comídas que mais me causaram um choque cultural culinário:

Baked Beans:

baked beans

Apesar do feijão ser uma das comidas mais comuns na Inglaterra, ninguém cozinha uma boa panelada por aqui.

O feijão que os Ingleses consomem se chama baked beans, que vem enlatado e cozido em um molho de tomate bastante adocicado.

Da primeira vez que eu provei a iguaria, achei simplesmente horrível. Da segunda vez, eu lavei o molho de tomate e fritei os grãos com alho e cebola pra ver se melhorava, e acabou ficando pior ainda.

Hoje eu adoro uma boa lata de heinz baked beans com batata assada e queijo, cheese on toast ou com o famoso English Breakfast. Se você não gostar do feijão Inglês de primeira, não perca as esperanças.

Gravy

gravy

O gravy é acompanhamento obrigatório de todo roast dinner na Inglaterra.

Um roast dinner consiste de uma proteína assada (geralmente carne, frango, porco ou carneiro), acompanhado de batatas, cenouras, brócolis, couve flor e repolho cozidos.

A melhor comparação do sabor do gravy é o de um molho madeira aguado.

Antigamente, o gravy era feito com as sobras do fundo da assadeira onde a carne foi preparada misturados com água quente, mas hoje em dia, a alternativa mais comum é o gravy instantâneo feito de granulos misturado à água quente.

Ver o seu jantar boiando no prato em um mar de água marrom não é agradável à primeira vista, mas com o tempo você passa a apreciar não precisar produzir quantidades excessivas de saliva para engolir o seu sunday lunch.

Bolo de aniversário

Bolo de aniversario inglaterra

Quando eu fui convidada à uma festa de aniversário Inglesa pela primeira vez, não sabia muito o que esperar.

Além da falta de brigadeiros, beijinhos, cajuzinhos e balas de coco embrilhadas em papel crepon, o bolo de aniversário dos ingleses é bem diferente do que o que estamos acostumados.

Pra começar, ninguém faz seu próprio bolo. Birthday cakes é uma sessão comum nos supermercados, e a maioria das opções têm uma data de validade de mais de 1 semana.

Bolo de aniversário de 1 semana??? Eca!!!

Pra começar, o bolo é bastante seco, para poder ser conservado por tanto tempo. Eles são cobertos de uma camada de glacê super açucarado para selar o doce e o recheio consiste em uma camada fina de geléia de frutas.

Já que os bolos são industrializados, pelo menos eles são bem decorados, mas a praticidade deixa bastante à desejar no sabor.

Marmite

marmite

Quando a campanha publicitária de uma marca é “ame ou odeie”, fica difícil não querer provar para saber de que lado você fica.

Marmite é basicamente a sobra de produção da indústria de cerveja. A parte sólida da cevada fermentada é salgada e condensada para produzir essa pasta marrom de sabor super forte.

Eu particularmente amo marmite, por ter aquele sabor intenso de raspa de panela que os japoneses chamam de umami, o mesmo do glutamato monossódico.

Marmite é um dos ícones da cozinha Britânica, fazendo parte dos suprimentos de guerra dos soldados e vai bem com torradas e manteiga, mas também pode ser usado para acrescentar sabor à sopas, caldos e principalmente macarrão à bolonhesa.

Bacon

bacon

Como assim bacon é uma comida estranha?

Na verdade, o corte do bacon Inglês é bem diferente do que estamos acostumados.

O British bacon é bem carnudo, por vir com uma parte do lombo do porco, e não é defumado à ponto de não precisar de refrigeração como o bacon no Brasil, que vêm da barriga do animal.

O resultado é que muitas vezes ao pedir um bacon bap (sanduíche de bacon comum no café da manhã Inglês), você acaba com uma gordura molenga e difícil de engolir.

O bacon em fatias como conhecemos é o bacon americano, e se chama bacon rashers nas prateleiras dos supermercados na Inglaterra.

Você concorda com a lista? Deixe um comentário!

T.M. Fassinger com colaboração da leitora Helke Fernandes Miller, que sugeriu o título do post.

Check Also

IMG_3186-0.PNG

Mother’s Day – O Dia das Mães na Inglaterra

Conheça as tradições Inglesas do Mothering Sunday, o Dia das Mães, celebrado no 4º domingo ...

invenções Britânicas

10 Invenções Britânicas que Mudaram o Mundo

A Grã-Bretanha é berço dos maiores cientistas, matemáticos e inventores da história. Conheça a lista ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273