A máquina Britânica fabricada em 1962 pela International Computers and Tabulators ainda funciona perfeitamente.
Um dos computadores mais antigos do mundo em funcionamento, o ICT1301, acaba de sofrer um reboot, 50 anos depois de ter sido fabricado.
Dois entusiastas de tecnologia passaram nove anos reconstruindo a máquina, apelidada de Flossie, em um celeiro em Kent, no sudeste da Inglaterra.
Flossie, apesar dos seus seis metros de altura, é cem vezes menos potente do que a maioria dos smartphones atuais.
A máquina foi originalmente usado para organizar resultados de exames escolares nacionais e impressão de certificados.
Mr. Holmes, um voluntário da Sociedade de Conservação da Computação, disse:
“Essa é uma peça única da história. As pessoas que vêm visitá-la ficam impressionadas com o tamanho da máquina. Isso é importante, pois coloca a tecnologia moderna em contexto.”
Mas o ICT1301 não é famoso apenas por ser um dos computadores mais antigos do mundo ainda funcionando – Flossie também teve várias aparições na TV e no cinema.
O painel frontal de Flossie foi quebrado para o filme de James Bond The Man With The Golden Gun de 1974 .
O computador também foi usado em um episódio de Doctor Who em 1970 e no show de ficção científica Blake 7.