Capa » Noticias da Inglaterra » Criador de Yoda e Chewbacca morre em Londres aos 98 anos

Criador de Yoda e Chewbacca morre em Londres aos 98 anos

Stuart Freeborn, o maquiador de Star Wars que criou o visual dos personagens mais icônicos da série, morreu em Londres aos 98 anos.

Stuart Freeborn

Stuart Freeborn, o maquiador na trilogia original de Star Wars, responsável pelo visual de Chewbacca, Jabba the Hutt e Mestre Yoda, faleceu em Londres, sua cidade natal, nessa terça feira.

A LucasFilm afirmou em um comunicado para a imprensa que Freeborn deixou para trás “um legado de contribuições inesquecíveis”.

Segundo George Lucas, o criador da saga: “Stuart já era uma lenda da make-up, quando começou em Guerra nas Estrelas”.

“Ele trouxe consigo não somente décadas de experiência, mas uma energia criativa ilimitada. Sua arte e artesanato vão viver para sempre nos personagens que ele criou.”

A carreira de seis décadas de Stuart Freeborn o viu trabalhar em muitos clássicos, incluindo 2001: Uma Odisséia no Espaço de Stanley Kubrick e Dr. Strangelove, onde transformou Peter Sellers em vários personagens memoráveis.

Freeborn

No início de sua carreira, ele aperfeiçoou suas habilidades na maquiagem em Marlene Dietrich, Vivien Leigh e outras estrelas.

Mas acima de tudo Freeborn será lembrado por seu trabalho nos filmes originais de Star Wars, onde criou o pequenino mestre Jedi Yoda, o Wookiee de 2.1m Chewbacca e a lesma gigante Jabba the Hutt.

Irvin Kershner, que dirigiu O Império Contra-Ataca, o segundo filme da trilogia original onde Yoda fez sua estréia, disse que Freeborn colocou muito de si no personagem.

“O espírito curioso e travesso do mestre Jedi tinham mais do que uma semelhança passageira com o o próprio Freeborn”, disse ele ao site starwars.com.

Ele também disse que a aparência de Yoda foi parcialmente inspirada por Albert Einstein.

Para O Retorno de Jedi, o último filme da saga original, Stuart Freeborn supervisionou o desenvolvimento e fabricação do enorme o boneco de Jabba o Hutt, assim como a criação dos Ewoks.

Em um documentário, Freeborn lembrou de como foi abordado por “um jovenzinho” chamado George Lucas, que lhe contou sobre o roteiro de Star Wars.

“Ele era tão genuíno sobre o trabalho que eu pensei, ‘Bem, jovem como ele é, eu vou acreditar nele. Ele tem um algo mais e eu vou fazer o que puder para ajudar esse rapaz.'”

Nascido em Londres em 1914, filho de um corretor de seguros, Freeborn disse que resistiu à pressão para seguir os passos de seu pai.

“Eu senti que eu era diferente”, disse o documentário.

Em sua carreira, ele trabalhou principalmente com sua esposa Kay e o filho Graham, ambos falecidos antes dele.

http://starwars.com/news/stuart-freeborn-remembered.html

Check Also

coruja1

Roy Hodgson tem cara de coruja

Roy Hodgson – O técnico da seleção Inglesa e sua incrível semelhança com uma coruja.

Rich_list

Os mais ricos da Inglaterra 2014

Londres é a capital com o maior número de bilionários do mundo. Conheça os mais ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273