Capa » Ingleses Famosos » Escritores » C.S. Lewis

C.S. Lewis

Conheça a vida e a obra de C.S. Lewis

Clive Staples Lewis (1898-1963), ou Jack Lewis, como preferia ser chamado, nasceu em Belfast, Irlanda (hoje Irlanda do Norte) em 29 de Novembro de 1898. Ele foi o segundo filho do advogado Albert Lewis e Flora Hamilton Lewis. Seu irmão mais velho, Warren Lewis, que era conhecido como Warnie, nasceu três anos antes, em 1895.

Early Days
cslewis-menino
Primeira infância de Lewis foi relativamente feliz e despreocupada. Naqueles dias, a Irlanda do Norte ainda não era atormentada por conflitos civis, e os Lewis viviam uma vida confortável. A casa da família, chamada Lea Little, era grande, escura, com passagens estreitas e um jardim antigo, que Warnie e Jack exploravam juntos. Havia também uma biblioteca cheia de livros, e dois dos favoritos de Jack eram “Treasure Island” de Robert Louis Stevenson e “O Jardim Secreto” do Frances Hodgson Burnett.

Perda dolorosa

Esta infância idealizada chegou ao fim para Lewis quando sua mãe adoeceu e morreu de câncer em 1908. Apenas um mês depois de sua morte os dois meninos foram enviados para um colégio interno na Inglaterra.

Lewis odiava a escola, com suas regras rígidas e um diretor duro e antipático. Ele sentia uma falta terrível de Belfast. Felizmente para ele, a escola fechou em 1910, e ele conseguiu voltar para a Irlanda.

CS Lewis e seu irmão Warren
CS Lewis e seu irmão Warren
Depois de um ano, porém, ele foi enviado de volta para a Inglaterra para estudar. Desta vez, a experiência provou ser positiva. Como adolescente, Lewis aprendeu a amar a poesia, especialmente as obras de Virgílio e Homero. Ele também desenvolveu um interesse em línguas modernas, dominando Francês, Alemão e Italiano.

Oxford

Em 1916, Lewis foi aceito pela University College, uma das mais antigas da Oxford University. Oxford, juntamente com a Universidade de Cambridge, foram um dos principais centros de aprendizagem desde a Idade Média. Logo depois entrar na Universidade, no entanto, Lewis preferiu se alistar para a I Guerra Mundial, servindo o exército Britânico. Logo em  seguida ele estava lutando nas trincheiras lamacentas do norte da França.

Após o fim da guerra em 1918, Lewis voltou para Oxford, onde retomou os seus estudos com grande entusiasmo. Em 1925, depois de se formar com honras em Grego e Latim, Filosofia e História Antiga, Literatura e Inglês, Lewis foi eleito para um cargo importante ensinando Inglês no Magdalen College, Oxford. Ele permaneceu em Oxford por 29 anos antes de se tornar professor de literatura medieval e renascentista em Magdalene College, Cambridge, em 1955.

Lewis o Escritor
jovem-cslewis
Além de suas funções ensinando na Universidade, Lewis começou a publicar livros. Seu primeiro grande trabalho, “O Regresso do Peregrino” (1933), foi sobre sua própria jornada espiritual na fé cristã. Outros trabalhos seguiram, aumentando o respeito por Lewis não só como um escritor de temas religiosos, mas também como escritor de trabalhos acadêmicos e romances populares.

A Alegoria do Amor (1936), que ainda é considerado uma obra-prima, contou a história da literatura romântica do início da Idade Média até Shakespeare. Fora do Planeta Silencioso (1938), foi o primeiro de uma trilogia de romances de ficção científica, onde o herói é vagamente inspirado em seu amigo JRR Tolkien, autor do clássico infantil O Hobbit.

Nárnia

Inicialmente, quando Lewis comecou a escrever livros infantis, seu editor e alguns de seus amigos tentaram dissuadi-lo, pensando que isso pudesse prejudicar sua reputação como escritor de obras sérias. J.R.R. Tolkien, em especial, criticou o primeiro livro de Lewis sobre Nárnia “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”. Ele pensou que haviam muitos elementos em confronto: Natal, uma bruxa má, animais falantes e as crianças. Felizmente, Lewis não deu ouvidos a nenhum deles.

Na sequência da publicação de “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” em 1950, Lewis escreveu rapidamente mais 6 livros sobre Nárnia, publicando “A Última Batalha”, em 1956. Embora inicialmente mal recebidos por críticos e resenhistas, os livros ganharam popularidade através do boca a boca. Os livros de Nárnia, desde então, venderam mais de 100 milhões de cópias e estão entre os mais queridos da literatura infantil clássica.

The Final Years

Clive e Joy
Clive e Joy
Depois de terminar a série Nárnia, Lewis continuou a escrever sobre temas autobiográficos e religiosos, mas foi menos prolífico, principalmente devido a preocupação com as crises de saúde de sua esposa, Joy Gresham, com quem se casou em 1956 e que morreu de câncer em 1960.

Após a morte de Joy, a própria saúde Lewis se deteriorou, e no verão de 1963 ele renunciou a seu posto na Universidade de Cambridge. Sua morte, que ocorreu em 22 de Novembro de 1963, no mesmo dia em que o Presidente Kennedy foi assassinado, foi pouco divulgada. Ele é lembrado, no entanto, por leitores de todo o mundo, a quem ele tem encantado e inspirado por gerações.

Check Also

Screen Shot 2014-03-17 at 11.51.22

10 Coisas que você precisa saber sobre Saint Patrick

1 – Saint Patrick era Inglês

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking é professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e autor de Uma ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273