Capa » Ingleses Famosos » Ciência » Charles Darwin

Charles Darwin

Charles Darwin (1809 – 1882) foi um cientista Britânico que lançou as bases da Teoria da Evolução e transformou a maneira como pensamos sobre o mundo natural.

Charles Darwin em 1881

Charles Robert Darwin nasceu em 12 de fevereiro de 1809 em Shrewsbury, Shropshire em uma família rica e influente. 

Seu avô materno era o fabricante de porcelana Josiah Wedgwood e seu avô paterno foi Erasmus Darwin, um dos maiores intelectuais da Inglaterra do século 18.

Darwin planejava seguir carreira médica, e estudou medicina na Universidade de Edimburgo. Mais tarde, ele transferiu para Teologia e Estudos Religiosos em Cambridge

Em 1831, sua vida mudou quando ele participou como pesquisador de uma expedição científica de cinco anos à bordo do navio HMS Beagle.

HMS Beagle

Nessa época, a maioria dos Europeus acreditava que o mundo havia sido criado por Deus em sete dias, como descrito na Bíblia. Na viagem, Darwin leu o “Princípios de Geologia” de Lyell, que sugeriu que os fósseis encontrados em rochas eram realmente evidência de animais que viveram muitos milhares ou milhões de anos atrás.

Os argumentos de Lyell foram reforçados na mente de Charles Darwin pela variedade de vida animal e as características geológicas que ele observou durante sua viagem. 

O breakthrough de suas idéias veio nas Ilhas Galápagos, à 500 quilômetros no oeste da América do Sul. Darwin notou que cada ilha possuía sua própria forma de passarinho, que eram intimamente relacionados, mas diferentes em aspectos importantes.

Em seu retorno à Inglaterra em 1836, Darwin tentou resolver os enigmas dessas observações e do quebra-cabeça de como as espécies evoluem. 

Influenciado pelas idéias de Malthus, ele propôs uma teoria da evolução que ocorre pelo processo de seleção natural.

Os animais (ou plantas) melhor adaptados ao seu ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir, passando as características que os ajudou a sobreviver à sua prole. Gradualmente, as espécies mudam com o tempo.

Darwin trabalhou em sua teoria por mais de 20 anos. Depois de saber que outro naturalista, Alfred Russel Wallace, tinha desenvolvido idéias semelhantes, os dois fizeram um comunicado conjunto de sua descoberta em 1858. Em 1859, Darwin publicou “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural”.

O livro foi extremamente controverso, porque a extensão lógica da teoria de Darwin era que o homem era simplesmente outra forma de animal. Ele fez parecer possível que pessoas só poderiam ter evoluído – muito possivelmente dos macacos – e destruiu a ideologia dominante sobre como o mundo foi criado. 

Darwin foi veementemente atacado, principalmente pela Igreja. No entanto, suas idéias logo ganharam força e tornaram-se a teoria mais aceita até hoje.

Darwin morreu em 19 de abril de 1882 e foi enterrado na Abadia de Westminster.

http://darwin-online.org.uk

Check Also

Screen Shot 2014-03-17 at 11.51.22

10 Coisas que você precisa saber sobre Saint Patrick

1 – Saint Patrick era Inglês

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking é professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e autor de Uma ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273