Capa » Olimpíadas » Londres 2012: As principais diferenças entre as Olimpíadas e Paraolimpíadas

Londres 2012: As principais diferenças entre as Olimpíadas e Paraolimpíadas

Depois do sucesso dos Jogos Olímpicos de Londres, a antecipação para os Jogos Paralímpicos é maior do que nunca. Mas você sabe quais são as principais diferenças entre os dois jogos?

O símbolo das Paralimpíadas

Londres não têm mais lugar para os 5 Aros Olímpicos. Quem comanda agora são os Agitos, os três riscos em vermelho, verde e azul que representam o Moto das Paralimpíadas: Espírito em ação..

Apesar de ambos soarem semelhantes, existem diferenças fundamentais entre as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Conheça as principais:

O COI e o CPI são organizações diferentes

Equipe Britânica nas Paraolimpíadas de Tóquio em 1968

As Olimpíadas e Paraolimpíadas são duas entidades distintas.

Os primeiros Jogos Paralímpicos aconteceram em 1960 em Roma, uma semana depois das Olimpíadas. A segunda edição das Paralimpíadas aconteceu em Toquio, também dias depois dos Jogos Olímpicos.

Mas a Cidade do México, sede das Olimpíadas de 1968, se negou a receber os atletas paralímpicos, que acabaram competindo em Tel Aviv.

Desde aquele ano, as Paraolimpíadas e as Olimpíadas acabaram sendo disputadas em cidade distintas, até que em 1988, Seoul decidiu receber ambos os jogos.

À partir de 1991, faz parte do regulamento que as Olimpíadas e Paralimpíadas aconteçam na mesma cidade. Existem rumores de que um dia os dois jogos devam se unir, mas opiniões são bastante divididas no assunto.

Categorias nas Paralimpíadas

Corredora cega com seu guia nas Paralimpíadas
Corredora cega com seu guia nas Paralimpíadas

Esporte só é competitivo quando os oponentes são semelhantes.

É por isso que nos Jogos Paralímpicos, um velocista cego não compete com alguém com paralisia cerebral, mas alguêm com paralisia cerebral pode correr contra alguém com crescimento restrito, o que é menos obvio.

Para colocar cada atleta na categoria certa, uma bateria de testes de função e movimento são feitas nos atletas por especialistas em medicina do esporte

A categoria em que cada atleta paralímpico compete é escolhida de acordo com o tipo e gravidade de sua deficiência.

Só na natação são 14 categorias, fazendo com que as Paralímpiadas tenham 148 medalhas no esporte, comparadas com as 34 da natação olímpica.

Os esportes nas Paralimpíadas são os mesmo, mas diferentes

Futebol Paralímpico

Apesar de existirem esportes que apenas pessoas com deficiência praticam, você vai reconhecer a maioria dos esportes nas Paraolimpíadas.

A natação, ciclismo e atletismo acontecem de maneira semelhante às provas das Olimpíadas, mas separadas em categorias diferentes para levar em conta próteses, cadeiras de rodas e guias.

Tapper
Na natação para deficientes visuais, um auxiliar, chamado de ‘Tapper’, cutuca o nadador próximo à borda da piscina

Porém, espectadores de esportes como rugby, vôlei e futebol vão encontrar poucas semelhanças com seus esportes favoritos.

A bola do futebol quica bem menos que uma bola comum, e têm um chocalho dentro para facilitar a localização, por isso a torcida precisa se manter em silêncio durante o jogo.

O vôlei é jogado sentado, enquanto o rugby em cadeira de roda é com certeza o esporte mais violento da competição.

Esportes exclusivos das Paraolimpíadas

Bocha Paralímpica

Dois esportes são exclusivos dos Jogos Paralímpicos: Goalball e Bocha

O Goalball é jogado por dois times 3 de atletas com deficiência visual, em uma quadra marcada com tinta especial, cujo relevo indica a posição do campo.

O objetivo é colocar a bola, pesada e cheia de chocalhos, dentro do gol do time adversário usando as mãos ou os pés.

A Boccia têm alguns dos atletas com maior restrição de movimento da competição e foi criada para portadores de paralisia cerebral severa.

Cada atleta por jogar, rolar ou chutar uma bola pesada em um alvo na pista. Competidores podem ter um acompanhante na pista e para aqueles que não podem impulsionar a bola, rampas estão disponíveis.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/news/magazine-19341500

Check Also

O Professor Stephen Hawking vai participar da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012

Stephen Hawking é estrela da Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas de Londres

O cientista Inglês Stephen Hawking vai ser o destaque da Abertura dos Jogos Paraolímpicos de ...

Torcedora Brasileira em Londres

10 Lições que o Rio pode aprender com as Olimpíadas de Londres

Com os fim dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres passa a bola para o Rio ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273