Tá fácil pra Kate Middleton! No século XVI, a pressão nas esposas da realeza não eram flashs, mas o risco de acabar com a cabeça num cesto. Saiba que fim levaram as 6 esposas de Henry VIII, o Rei Henrique VIII.
-
Catarina de Aragão – Divorciada
Bodas: 1509
A princesa Espanhola foi casada com Henrique VIII por 18 anos antes do rei pedir o divórcio por sua “falha em produzir um herdeiro macho”.
Como a igreja Católica não reconheceria sua separação, King Henry VIII acabou emancipando a Igreja Anglicana de Roma, se declarando Supreme Governor of the Church of England no processo.
Catarina de Aragão engravidou 6 vezes, mas só Mary I, que ficou conhecida como Bloody Mary, sobreviveu ao parto para virar rainha e cortar cabeças.
-
Anne Boleyn – Decapitada
Bodas: 1533
Ao invés do herdeiro macho que Henry VIII tanto queria, sua segunda esposa lhe deu outra filha, que mais tarde se tornou a Rainha Elizabeth I.
Odiada por muita gente na corte e depois de mais um herdeiro abortado, Anne acabou sendo a primeira rainha decapitada na Torre de Londres em 1536, acusada de adultério e incesto.
-
Jane Seymour – Morta no parto
Bodas: 1536
A única esposa a dar um filho para Henrique VIII faleceu logo depois de dar à luz. O príncipe mais tarde se tornou King Edward VI.
‘Providence has mingled my joy with the bitterness of the death of her who brought me this happiness.‘ Henry VIII
-
Anne de Cleves – Divorciada
Bodas: 1540
Henry VIII decidiu que Anne seria uma esposa aceitável depois de ver uma pintura da moça. A princesa Alemã tinha a metade de sua idade aos 24 anos e não falava uma palavra em Inglês.
Desencantado com a princesa de carne e osso, o divórcio veio em menos de 6 meses depois que Henry VIII passou a investir em uma das moças da corte, Catherine Howard.
-
Catherine Howard – Decapitada
Bodas: 1540
Por coincidência, a quinta esposa era prima de 1º grau da segunda esposa, Anne Boleyn, e acabou da mesma forma – com sua cabeça num cesto na Torre de Londres.
A jovem de 17 anos, que se casou com o rei apenas 3 semanas depois de seu divórcio anterior, foi rainha durante 2 anos antes de ser condenada à pena de morte por traição.
-
Catherine Parr – Viúva
Bodas: 1543
A última esposa de Henry VIII já havia sido casada 2 vezes e amava outro homem na corte, o Barão Thomas Seymour, mas não pode recusar a proposta do rei.
Ao ficar viúva em 1547, Catherine se casou com o Seymour, mas acabou morrendo durante o parto em 1548.
Uma estória muito bonita e cultural para quem é amante da história geral. É muito gratificante ler a narrativa do Rei Henrique VIII e suas façanhas. Era um rei muito exigente nas tramas amorosas com suas seis esposas, causando a execução de duas delas por adultério e traição.
Um homicida que até criou sua própria igreja para conseguir a anulação do primeiro casamento e quando não tinha motivos, se fez valer de falsas acusações para se livrar da segunda esposa.
História de um homem sádico e sem limites. Que usou e abusou do poder que lhe foi dado para cometer atrocidades. Todas as esposas foram vítimas de sua ganância e falta de decoro moral! Realmente, foi a maior desgraça moral de uma nação. A prova de que o poder não pode ser dado a quem é falto de juízo. Deveria ter sido destituído no momento em que fez do seu “pinto” o SEU senhor…