Capa » Ingleses Famosos » Ciência » Florence Nightingale

Florence Nightingale

Florence Nightingale é mãe da enfermagem moderna, que revolucionou a maneira como os hospitais funcionam, salvando milhões de vidas até hoje. Conheça sua história.

Florence_Nightingale

A Infância de Florence Nightingale

Florence Nightingale (12 Maio 1820 – 13 Agosto 1910) nasceu durante as férias de seus pais em Florença – Itália.

A família Nightingale era extremamente rica e influente por serem proprietários de muitas terras no sul da Inglaterra.

O avô materno de Florence, William Smith é um dos nomes mais importante do movimento abolicionista.

Seu pai, William Edward Nightingale, a ensinou Grego, Latim, Francês, Alemão e Italiano, além de história, filosofia e matemática.

Embley Park - casa de Florence Nightingale
Embley Park, a casa da família de Florence Nightingale onde ela cresceu

Aos 17 anos, Florence diz ter recebido um chamado Deus em seu quarto em Embley Park, porém, ao anunciar aos pais que iria ser enfermeira, a família foi completamente contra.

Para uma mulher como Florence Nightingale, o futuro esperado era que ela arrumasse um bom casamento, fosse boa esposa, mãe e dama da sociedade.

Já aos 31 anos e muitos pedidos de casamento negados depois, os pais de Florence finalmente cederam aos pedidos da filha, enviando Florence para estudar enfermagem em Kaiserwerth na Alemanha por três meses.

A Enfermeira Florence Nightingale

images

Dois anos depois de ir para a Alemanha, Florence Nightingale já era superintendente do hospital de mulheres em Harley Street – Londres, ainda hoje um dos mais influente do país.

Mas quando a Russia invadiu a Turquia em 1854, iniciando a Guerra da Crimeia, os Britânicos enviados para ajudar os Turcos sofreram uma devastadora epidemia de cólera e malária.

As condições das instalações médicas eram péssimas, e os soldados feridos que se livravam da cólera acabavam morrendo de infecção.

Diante das notícias, Florence Nightingale ofereceu ajuda para Sidney Herbert, Ministro da Guerra na Inglaterra, reunindo 38 enfermeiras sob sua liderança para se juntar ao fronte.

Florence melhorou as condições de tratamento e reduziu a taxa de mortalidade em mais de 90% com as suas técnicas. Foi durante a guerra que ela ganhou seu apelido, “A Mulher da Lamparina”, por suas visitas noturnas para checar seus pacientes.

Florence Nightingale Lamparina
Ilustração de Florence Nightingale em uma matéria sobre sua atuação na Guerra da Crimeia em 1855

Ela retornou para a Inglaterra como uma heroína de guerra em 1856. 

Em 1860, Florence estabeleceu a Escola Nightingale de Treinamento para Enfermeiras no Hospital St Thomas em Londres. 

Uma vez que as enfermeiras eram treinadas, eles eram enviadas para hospitais por toda a Grã-Bretanha, onde aplicavam os princípios ensinados por Florence.

As teorias de Nightingale, publicadas no livro “Notas sobre Enfermagem” de 1860, foram extremamente influentes e suas preocupações com o saneamento, saúde e planejamento hospitalar estabeleceram práticas usadas até hoje.

Ela foi a primeira mulher a receber uma ordenação por mérito da Rainha Vitoria, recebendo as chaves da cidade de Londres e ficando para a história como a criadora da enfermagem moderna.

Florence Nightingale nunca se casou, e estudiosos de sua vida concordam que ela provavelmente tenha morrido ainda donzela.

Nightingale ficou muito doente em 1895, provavelmente por conseqüência de uma brucelose que a deixou cega e totalmente inválida. Durante os últimos 15 anos de sua vida, ela precisou dos cuidados de uma enfermeira em tempo integral.

Ela faleceu em 13 de Agosto de 1910.

Check Also

Screen Shot 2014-03-17 at 11.51.22

10 Coisas que você precisa saber sobre Saint Patrick

1 – Saint Patrick era Inglês

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking é professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e autor de Uma ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273