Capa » Ingleses Famosos » Gertrude Bell

Gertrude Bell

Conheça a extraordinária vida de Gertrude Bell – a escritora, espiã, arqueóloga e exploradora Inglesa conhecida como ‘A Rainha do Deserto’.

Gertrude Bell, a Inglesa conhecida como 'A Rainha do Deserto'

Nome Completo: Gertrude Margaret Lowthian Bell
Data e Local de Nascimento: 14 de julho de 1868 em Durham – Inglaterra
Famosa Porque: Gertrude Bell é conhecida como a Rainha do Deserto por sua participação na expedição do Exército Britânico no Iraque.

Biografia de Gertrude Bell

Nascida em 1868 numa próspera família Inglesa, Gertrude Bell é filha do grande industrial Isaac Lowthian Bell. A fortuna de sua família serviu mais tarde para financiar as viagens de Gertrude pelo mundo.

Aos 16 anos, ela foi a primeira mulher a ser admitida na Universidade de Oxford, onde se formou em História apenas 2 anos.

Gertrude Bell no EgitoDepois de completar seus estudos, Gertrude viajou para o Irã, Mesopotamia, Jerusalém e Suiça, onde desenvolveu sua paixão por escalada nos Alpes, se tornando uma das melhores montanhistas do mundo.

Em 1915, Gertrude Bell se alistou na Cruz Vermelha para trabalhar na França, mas logo foi mandada para o Cairo, para apaziguar a rebelião entre Árabes e Turcos, por seu conhecimento da língua e costumes Árabes.

‘An almost an uninterrupted succession of extraordinary achievements’ – Victor Winstone

Com esse conhecimento, ela foi capaz de oferecer uma série de informações à Lawrence da Arábia, de quem se tornou amiga, e ao exército Britânico.

Em 1916 ela participou da marcha Britânica à Baghdad, onde foi comissionada como a única mulher do Exército Inglês, sendo mais tarde condecorada com uma medalha.

Depois da guerra e da queda do Império Otomano, Gertrude Bell foi vital nas negociações das novas fronteiras do Iraque e em convencer Winston Churchill a aceitar Faisal como novo rei Iraquiano.

Assim como no conflito atual, a situação no Iraque não era tão simples como a Inglaterra imaginava. A presença do exército Britânico era cada vez mais indesejada, levando à conflito e violência.

Virginia Woolf contemporânea de Gertrude, declarou sobre ela: “Gertrude é uma mulher magistral que têm todo mundo na palma de sua mão, e faz com que você se sinta um tanto ineficiente.”

Com a situação Iraquiana um pouco mais estável, Gertrude Bell teve a oportunidade de praticar seu interesse em arqueologia, fundando o Baghdad Archaeology Musuem, com artefatos desde a era Babilônica, que hoje é um dos museus mais prestigiados do mundo, e um dos primeiros a apoiar que tesouros nacionais devem permanecer em seu país.

Infelizmente, a vida brilhante de Gertrude Bell teve um final trágico em julho de 1926.

Depois de uma rebelião contra o exército Britânico no Iraque, doente e solitária, Gertrude cometeu suicídio com uma overdose de remédios para dormir.

Bibliografia de Gertrude Bell

The Hafez Poems of Gertrude Bell: With the Original Persian on the Facing Page
The Desert and the Sown: The Syrian Adventures of the Female Lawrence of Arabia
Gertrude Bell: The Arabian Diaries, 1913-1914
Poems from the Divan of Hafiz
Persian Pictures
The Arab War
The Teachings of Hafiz
Amurath to Amurath, a Five Month Journey Along the Banks of the Euphrates

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Gertrude_Bell

Check Also

Screen Shot 2014-03-17 at 11.51.22

10 Coisas que você precisa saber sobre Saint Patrick

1 – Saint Patrick era Inglês

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking é professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e autor de Uma ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273