Capa » Noticias da Inglaterra » Ciência e Tecnologia » Cientista Britânico John Gurdon ganha o Prêmio Nobel de Medicina 2012

Cientista Britânico John Gurdon ganha o Prêmio Nobel de Medicina 2012

O pesquisador Britânico, pioneiro no estudo de células tronco, dividiu o Prêmio Nobel de Medicina de 2012 com o Japonês Shinya Yamanaka.

John Gurdon e Shinya Yamanaka
John Gurdon e Shinya Yamanaka, vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2012

O professor Britânico John Gurdon, um dos pioneiros na pesquisa de células-tronco, acaba de ganhar o Prêmio Nobel de Medicina.

Ele dividiu o prêmio com o professor Shinya Yamanaka, da Universidade de Kyoto, por seu trabalho em reprogramação de células comuns em células-tronco.

Em 1962, quando ainda era um estudante de pós-graduação, Sir John Gurdon fez uma descoberta fundamental, que preparou o palco para todas as pesquisas de clonagem no futuro.

Ele conseguiu clonar com sucesso uma rã Sul Africana à partir de uma célula do intestino, transplantando o núcleo da célula para um óvulo, produzindo um sapo geneticamente idêntico ao original.

O resultado chocou a comunidade científica, provando que o código genético do núcleo da célula continha todas as informações necessárias para criar um novo organismo.

Mais de quatro décadas depois, em 2006, o Professor Shinya Yamanaka mostrou como células maduras em ratos poderiam ser revertidas para um estado embrionário.

Como as células-tronco à partir de embriões, as “células-tronco pluripotentes induzidas”, ou iPSCs, têm o potencial de se transformar em qualquer tipo de célula no corpo.

A Assembléia do Prêmio Nobel em Estocolmo, na Suécia, disse que os cientistas receberam o prêmio por “revolucionar nossa compreensão de como as células e organismos se desenvolvem”.

Sir John Gurdon foi educado no Eton College e se formou em Zoologia pela Universidade de Oxford. Hoje, ele é líder de um grupo de pesquisadores na Universidade de Cambridge.

Os dois cientistas vão dividir igualmente o prêmio em dinheiro de oito milhões de Coroas Suecas, equivalente a R$2.4 milhões.

Respondendo ao anúncio, Sir Paul Nurse, presidente da Royal Society, disse: “Eu fiquei muito satisfeito ao saber que John Gurdon divide o Prêmio Nobel de Medicina 2012 com Shinya Yamanaka.”

“O trabalho de John mudou a nossa forma de entender como as células do corpo se tornam especializadas, abrindo o caminho para desenvolvimentos importantes no diagnóstico e tratamento de doenças.”

O Professor Sir Ian Wilmut, da Universidade de Edimburgo, que liderou a equipe que clonou a ovelha Dolly, disse: “Meus parabéns a Shinya Yamanaka e John Gurdon pelo Prêmio Nobel de Medicina.”

“Estou muito satisfeito que o comitê tenha reconhecido o seu trabalho importante e inovador na reprogramação celular e sua importância para a medicina regenerativa.”

Sir John Gurdon disse no comunicado oficial: “Estou imensamente honrado em ser agraciado com este reconhecimento espetacular, e é um prazer recebê-lo com Shinya Yamanaka

“É claro que estou enormemente grato aos colegas que trabalharam comigo, em vários momentos ao longo do último meio século.”

“É particularmente gratificante ver como uma pesquisa básica, originalmente destinada a testar a identidade genética de diferentes tipos de células no corpo, acabou tendo perspectivas claras na saúde humana.”

The Independent

Check Also

coruja1

Roy Hodgson tem cara de coruja

Roy Hodgson – O técnico da seleção Inglesa e sua incrível semelhança com uma coruja.

Rich_list

Os mais ricos da Inglaterra 2014

Londres é a capital com o maior número de bilionários do mundo. Conheça os mais ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273