Capa » A Inglaterra » Libra Esterlina: Conheça a história da moeda mais antiga do mundo

Libra Esterlina: Conheça a história da moeda mais antiga do mundo

Spread the love

Conheça a fascinante historia da Libra Esterlina, a moeda oficial do Reino Unido.

Infográfico: Libra Esterlina

A Libra Esterlina ou British Pound (símbolo:£, ISO: GBP), é a moeda oficial da Inglaterra desde 928 quando Athelstan, o primeiro Rei da Inglaterra, organizou a produção de dinheiro sob a coroa.

Historia da Libra Esterlina:

Em sua origem, a Libra Esterlina consistia em moedas de prata, chamadas Sterlings. Cada Libra (453 gramas) de prata era dividida em 240 Sterlings e essas moedas eram amplamente aceitas em transações entre feudos Anglo-Saxões e o resto da Europa.

As moedas de Libra Esterlina continuaram tendo o mesmo valor que a prata até o final do século 17, quando Sir Isaac Newton foi nomeado presidente da casa da moeda Inglesa, a Royal Mint, reformando o sistema.

As primeiras notas de Libra Esterlina surgiram em 1694 com a fundação do Banco da Inglaterra, o primeiro banco central do mundo. Para financiar a guerra contra a França, o Rei William III recolheu todo o ouro disponível no país e em troca, seus donos recebiam uma nota promissória do Rei. Este ouro era guardado na Torre de Londres.

A primeira falsificação aconteceu em 1695 quando Daniel Perrismore foi preso com 60 notas falsas de 100 Libras Esterlinas. A partir de então o Rei introduziu a marca d’água e instituiu a pena de morte para falsários.

A primeira cédula de £10 surgiu em 1797 e todas eram assinadas à mão até 1855. Cada nota de Libra Esterlina tinha seu equivalente em ouro guardado na Torre de Londres até 1914 com o inicio da I Guerra Mundial.

O sistema decimal foi introduzido somente em 1971, quando cada Libra Esterlina foi dividida em 100 Pence, com cada unidade sendo chamada de Penny.

Moedas de Libra Esterlina:

1p – One Penny

2p – Two Pence

5p – Five Pence

10p – Ten Pence

20p – Twenty Pence

50p – Fifty Pence

£1 – One Pond

£2 – Two Pounds

Notas de Libra Esterlina

£5 – Five Pounds (“Fiver”)


Elizabeth Fry: Também conhecida como “O Anjo das Prisões”, Elizabeth Fry foi responsável pela reforma nas prisões Inglesas e usou sua fortuna em causas filantrópicas.

£10 – Ten Pounds (“Tenner”)


Charles Darwin: Charles Darwin foi um naturalista do século XIX e escritor de “A Origem das Espécies”.

£20 – Twenty Pounds


Adam Smith: Escocês autor de “A Riqueza das Nações” e criador da disciplina de economia.

£50 – Fifty Pounds


Matthew Boulton e James Watt: Considerada a maior parceria do século XVIII, o empresário e o engenheiro deram origem à Revolução Industrial.

Check Also

Ano Novo em Londres

New Year’s Eve – O Ano Novo na Inglaterra

Spread the loveQuando o Big Ben anuncia meia-noite, o céu de Londres se ilumina com ...

natal-Inglaterra

O Natal na Inglaterra

Spread the loveChristmas na Inglaterra comemora o nascimento de Jesus combinando vários elementos de festivais ...

11 comentários

  1. na fundição da moeda libra contem ouro

    • Infelizmente esse é um mito Sebastião. A moeda douradinha de Libra que as pessoas costumam acreditar que possui ouro, é na verdade composta de 70% Cobre, 24.5% Zinco e 5.5% Niquel.

  2. Libra esterlina tem a mesma composição das moedas de ouro do Brasil emitidas desde o Brasil/Colônia até 07.09.1922, ou seja ouro título 917(22 quilates).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *