Capa » A Inglaterra » Londres: A cidade dentro da cidade no país dentro de um país

Londres: A cidade dentro da cidade no país dentro de um país

Sabia que a Rainha da Inglaterra precisa pedir autorização do prefeito para entrar em Londres? Conheça a fascinante história da City of London e suas peculiaridades.

O que chamamos de Londres é na verdade um conglomerado de 33 distritos, que juntos formam a grande Londres. Desses distritos, o principal é a City of London, que dá nome a metrópole.

A City of London em sí possui apenas 2,59 km² e 11.000 habitantes, mas apesar de seu tamanho diminuto, possui leis e governos completamente distintos do resto de Londres e até mesmo do resto do país (Inglaterra) e da união (Reino Unido), devido a sua importância histórica.

Limites da City of London
Limites da City of London

Em termos legais, a City of London funciona praticamente como uma nação independente, assim como a Inglaterra, Escocia, Pais de Gales e Irlanda do Norte, já que a organização da cidade é mais antiga do que o próprio Reino Unido por alguns séculos.

Mas como foi que a Inglaterra acabou com uma Londres dentro da outra?

Como sabemos, os Romanos construíram um grande muro para proteger a sua capital Londinium, e mesmo com a ascensão e queda de invasores sobre a cidade, Londres continuou praticamente inalterada dentro de seu muro.

Com a chegada dos Normandos em 1066 e a dificuldade de conquistar a cidade murada, Guilherme o Conquistador decidiu reconhecer os direitos de Londres para que a ela o reconhecesse como rei. As fortalezas construídas por ele nos arredores tinham como intuito tanto protegê-lo dos Vikings do lado de fora quando dos Londrinos do lado de dentro.

Desde então, se tornou tradição entre os monarcas Britânicos reconhecer que a City of London é uma entidade independente. Pela falta de controle do rei sobre Londres, a cidade de Westminster e todos os seus prédios públicos foram construídos para competir com o poder e as riquezas de Londres.

Fragmento do muro de Londres em Cooper's Row
Fragmento do muro de Londres em Cooper’s Row

Com o tempo e o crescimento de Westminster, ela acabou englobando os arredores do muro, mas mesmo assim todo o conglomerado ficou conhecido como Londres.

Mas mesmo dominando Westminter, nem o prefeito de Londres nem a Rainha da Inglaterra têm direito de entrar na City of London sem autorização. A cidade têm seu próprio prefeito, representante no Parlamento, bandeira, brasão, coleta de impostos e algumas das leis da inglaterra e do Reino Unido não se aplicam dentro da cidade, que também controla varios prédios públicos fora dos limites do muro.

Mas talvez o ponto mais peculiar da cidade seja o sistema eleitoral, um dos mais complicados do mundo.

Enquanto em Londres, cada cidadão pode votar para escolher seu candidato a prefeito, que para se qualificar, precisa apenas ser cidadão Europeu e residente na cidade por mais de 1 ano, na City of London, para se qualificar ao cargo, que dura apenas 1 ano e não é remunerado, o candidato precisa ser membro de uma Livery Company (uma espécie de associação comercial), ser eleito Freeman por um Alderman (uma espécie de vereador), além de ter sido xerife da cidade por pelo menos 1 ano.

prefeito de Londres
The Right Honourable the Lord Mayor of London com seu traje e carruagem oficial pelas ruas de Londres

Já nas urnas, corporações podem votar para prefeito, que no caso, têm o impressionante título oficial de The Right, Honourable, The Lord Mayor of London. Na verdade, 3/4 dos votos da cidade são de empresas e apenas 1/4 da população e segundo a lei, quanto maior a empresa, mais direito de votos ela possui.

Logo, ao visitar a City of London, você estará em uma cidade dentro da cidade de Londres, dentro do país conhecido como Inglaterra, dentro da nação chamada Reino Unido.

T.M. Fassinger

Check Also

pancake race

Shrove Tuesday – O Dia da Panqueca

Enquanto os brasileiros celebram a terça-feira gorda de carnaval, na Inglaterra, o início da quaresma ...

Palácio de Zanzibar

A Grã-Bretanha e a Guerra mais curta da História

A Guerra Anglo-Zanzibar, conhecida como o menor conflito da história, começou às 09:00 de 27 ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273