Capa » Cultura Inglesa » Fashion » Fashion: 5 Maneiras como Londres Mudou o Mundo da Moda

Fashion: 5 Maneiras como Londres Mudou o Mundo da Moda

Conheça 5 maneiras como Londres mudou o mundo fashion para sempre.

Moda de Londres influenciando o mundo

  • Tingimento Artificial

    O tingimento artificial de tecidos foi criado na Inglaterra
    O tingimento artificial de tecidos foi criado na Inglaterra

    O mundo se tornou um lugar mais colorido por conta do químico Inglês William Henry Perkin, nascido em Londres em 1838.

    Com apenas 18 anos, ele estava tentando sintetizar quinino, usado para o tratamento da malária. Ao invés disso, Perkin acabou com corante azulado, conhecido como Violeta de Genciana.

    Sua descoberta acidental resultou no primeiro corante artificial produzido em massa no mundo. “A idéia de que pigmentos poderiam ser feitos com produtos químicos ao invés de plantas e animais foi uma verdadeira revelação”, diz Simon Garfield, autor da biografia de William Henry Perkin.

    A Violeta de Genciana é usada hoje no Brasil para carimbar peças de carne em frigoríficos.

  • Alta-Costura

    Alta Costura é uma criação Inglesa

    Apesar de Paris ser considerada o berço da haute couture, foi um Britânico quem ensinou o segredo da alta-costura para os Franceses.

    O Inglês Charles Frederick Worth, nascido em em 1825 Lincolnshire, é conhecido como ‘o pai da alta-costura’.

    Worth trabalhou como alfaiate na Inglaterra antes de se mudar para Paris em 1845, onde foi contratado por uma famosa alfaiataria da cidade, criando modelos femininos.

    Em 1858, ele começou sua própria marca, a House of Worth, a primeira Maison e o primeiro desfile de moda com modelos e passarela no mundo.

    A House of Worth vestiu as celebridades da época. A empresa parou de produzir roupas em 1956, mas ainda faz perfumes, um dos favoritos de Lady Gaga.

  • Estilo Individual

    Lucile

    Nicki Minaj têm muito o que agradecer à Inglesa Lady Lucy Duff-Gordon – Conhecida como Lucile, ela é a precursora do individualismo na moda.

    Nascida em Londres em 1863, Lucille se tornou uma estilista de renome no final do século XIX, chocando a sociedade com suas roupas radicais – particularmente as de baixo.

    Nicki Minaj
    Nicki Minaj

    Lucille era a favor de conhecer a personalidade do indivíduo antes de vestí-lo. Sua moda deveria vir de dentro para fora e não refletir o que é imposto pela sociedade.

    Lady Lucy Duff-Gordon vestiu a elite Britânica da época com seu estilo personality dress, incluindo as rainhas da Inglaterra e Espanha, se tornando também a primeira marca mundial, com lojas em Paris, Nova York, Chicago e Londres.

  • Produção em Massa

    A Revolução Industrial foi um período de mudança tecnológica, econômica e social sem precedentes onde a Inglaterra passou de uma sociedade rural para o primeiro país industrializado do mundo.

    Foi em 1764 que James Hargreaves criou a primeira máquina automática para transformar a fibra do algodão em fios, a spinning jenny, capaz de enrolar 8 carretéis de linha por vez.

    Nascido em Lancanshire na Inglaterra em 1720, Hargreaves era um carpinteiro analfabeto que teve a idéia ao assistir a filha Jenny produzindo os fios manualmente.

    A spinning jenny transformou a atividade antes artesanal de produzir fios em uma manufatura, se tornando um dos pilares da indústria têxtil Britânica.

  • Pretinho Básico

    A Rainha Victoria de lutoPoucas cores são consideradas consistentemente elegantes ao redor do mundo, mas mesmo antes de Coco Chanel tornar o preto “The Colour to Wear” em 1920, a Rainha Victoria já havia contribuído muito pela popularidade do preto..

    Depois de perder seu amado marido Albert inesperadamente em 1861, Victoria ficou de luto durante 40 anos até sua morte em 1901 aos 82 anos.

    O corante preto, que havia chegado à Inglaterra através dos Espanhóis no século dezesseis, era associado com luto até a Era Victoriana.

    Mas com a Rainha de luto continuamente, o preto acabou se tornando moda. Acessórios pretos como broches e colares se tornaram populares e a indústria se desenvolveu para atender a demanda.

Check Also

Coque Inglês

Cabelo: O Coque Inglês

A editora fashion Chris Bunese desvenda um dos penteados favoritos das Inglesas – o coque.

Fashion nos festivais de música na Inglaterra

Fashion: Festivais de Música na Inglaterra

Uma das coisas mais legais que acontecem na Inglaterra no verão, são os famosos festivais ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273