Capa » A Inglaterra » Metrô de Londres: O tube e eu

Metrô de Londres: O tube e eu

Segundo Marla Rodrigues
A visão de uma jornalista incompreendida em um segundo de prosa.

tubeOi, pessoal! Eu sou a Marla Rodrigues e passei uma curtíssima temporada em Londres neste ano, o que me deu o direito de observar (e julgar, quem nunca?) alguns – ou vários – hábitos das pessoas que escolheram essa metrópole para chamar de sua. Mais legal que isso só a equipe do Molho Inglês, que foi muito doida gentil, e me convidou para dar uns pitacos sobre a Terra da Rainha (como pode uma expressão ser tão brega e tão fofa ao mesmo tempo?).

Uma coisa que vocês precisam saber sobre mim: eu amo metrôs. Sei lá que encanto tem nessa coisa de se enfiar num trem debaixo da terra como se fosse uma minhoca e se divertir com isso. Mas pensa comigo: são milhares de pessoas que se espremem entre outras por sei lá quanto tempo do seu dia e precisam aprender a lidar com isso. É, pra dizer o mínimo, uma baita experiência antropológica.

Introdução feita, conto para vocês: sou uma observadora. E é claro que eu observei uma pá de coisa sobre a forma como os londrinos (gente, vamo combinar que “londrino” é qualquer um que more em Londres? Obrigada) se viram no tube. A primeira delas muito me afetou, mudou a minha vida. As mulheres se arrumam no metrô. Simples assim. Jogam uma roupa por cima do corpo e correm pra estação. Dentro do trem elas: fazem a sobrancelha, se maquiam, fazem penteados e trocam a sapatilha por um saltão. Depois que vi a primeira mulher fazendo isso, passei a acordar mais tarde e nunca mais me atrasei porque precisava passar um delineador antes de sair de casa. Sucesso.

Outra coisa que botei reparo: os homens. Façamos aqui uma pesquisa rápida. Homens, queridos, quando vocês saíram de casa hoje, o que levavam? Vou responder: a carteira, o celular e as chaves. Acertei? Pois é. Em Londres, sabe-se-lá-deus-porquê, os homens usam bolsa. Maleta, capanga a tiracolo, mochila. Não importa o quê, eles estão equipados. Oi, londrino que lê português, o que é que tem nessa sua bolsa?

Pergunta Tostines: Os trens parecem baixos porque os ingleses são muito altos ou os ingleses parecem altos porque os trens são muito baixos? Para uma pessoa que mede 1,54m de altura, meus senhores, essa é uma pergunta sem resposta. Tudo o que sei é que um bocado de gente tem que se curvar pra não bater a cachola no teto do trem.

way outZumbilândia. Que os londrinos bebem pra caramba muito, todo mundo já sabe. Mas seria essa a explicação pras olheiras gigantescas que esse povo carrega todas as manhãs? Sabe aquelas bolsas sob os olhos? Pois é. Parece que já vêm de fábrica. Parece que todo mundo festa a noite inteira todas as noites. E o que me irrita é que ninguém me chama pra zoeira. Puxa vida.
Candy crush. Se você acha que seus amigos já estão muito irritantes e passaram dos limites ao gastar dinheiro para comprar vida e docinhos (gente, não sei. Não jogo, pois tenho medo de cair em tentação, amém), vocês não sabem o nível da insanidade londrina. Não importa se eles estão sentados, em pé, debruçados sob a janela ou caindo em cima de você: eles estão jogando candy crush. Alguém me conta por que é tão bom sem responder “joga que você vai ver”?
Por fim (calma, tá acabando. Ainda tem alguém aí?), um desses diálogos surreais que acontecem a toda hora no metrô. Metrô lotado. Uma senhora levanta. Outra menina na frente do banco olha pro lado e pergunta: “Você gostaria de se sentar?”. A moça responde: “Não, obrigada”. Ela retoma: “Você tem certeza?”. E escuta: “Sim, fique à vontade pra se sentar”. E eu ali, em pé e cansada, segurando a vontade louca de dar uma bundada em todo mundo, sentar e acabar logo com aquela discussão. Vai ficar pra próxima.
Pra uma próxima também ficam outras observações, gente. Até lá!

Check Also

uniformes da infantaria britânica

Como outras nacionalidades chamam os Ingleses?

Eles mesmos se chamam de “Englishman” ou “Brits” – Conheça os apelidos pelos quais os ...

Limites da City of London

Londres: A cidade dentro da cidade no país dentro de um país

Sabia que a Rainha da Inglaterra precisa pedir autorização do prefeito para entrar em Londres? ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273