Capa » A Inglaterra » Metrô de Londres: O tube e eu

Metrô de Londres: O tube e eu

Spread the love

Segundo Marla Rodrigues
A visão de uma jornalista incompreendida em um segundo de prosa.

tubeOi, pessoal! Eu sou a Marla Rodrigues e passei uma curtíssima temporada em Londres neste ano, o que me deu o direito de observar (e julgar, quem nunca?) alguns – ou vários – hábitos das pessoas que escolheram essa metrópole para chamar de sua. Mais legal que isso só a equipe do Molho Inglês, que foi muito doida gentil, e me convidou para dar uns pitacos sobre a Terra da Rainha (como pode uma expressão ser tão brega e tão fofa ao mesmo tempo?).

Uma coisa que vocês precisam saber sobre mim: eu amo metrôs. Sei lá que encanto tem nessa coisa de se enfiar num trem debaixo da terra como se fosse uma minhoca e se divertir com isso. Mas pensa comigo: são milhares de pessoas que se espremem entre outras por sei lá quanto tempo do seu dia e precisam aprender a lidar com isso. É, pra dizer o mínimo, uma baita experiência antropológica.

Introdução feita, conto para vocês: sou uma observadora. E é claro que eu observei uma pá de coisa sobre a forma como os londrinos (gente, vamo combinar que “londrino” é qualquer um que more em Londres? Obrigada) se viram no tube. A primeira delas muito me afetou, mudou a minha vida. As mulheres se arrumam no metrô. Simples assim. Jogam uma roupa por cima do corpo e correm pra estação. Dentro do trem elas: fazem a sobrancelha, se maquiam, fazem penteados e trocam a sapatilha por um saltão. Depois que vi a primeira mulher fazendo isso, passei a acordar mais tarde e nunca mais me atrasei porque precisava passar um delineador antes de sair de casa. Sucesso.

Outra coisa que botei reparo: os homens. Façamos aqui uma pesquisa rápida. Homens, queridos, quando vocês saíram de casa hoje, o que levavam? Vou responder: a carteira, o celular e as chaves. Acertei? Pois é. Em Londres, sabe-se-lá-deus-porquê, os homens usam bolsa. Maleta, capanga a tiracolo, mochila. Não importa o quê, eles estão equipados. Oi, londrino que lê português, o que é que tem nessa sua bolsa?

Pergunta Tostines: Os trens parecem baixos porque os ingleses são muito altos ou os ingleses parecem altos porque os trens são muito baixos? Para uma pessoa que mede 1,54m de altura, meus senhores, essa é uma pergunta sem resposta. Tudo o que sei é que um bocado de gente tem que se curvar pra não bater a cachola no teto do trem.

way outZumbilândia. Que os londrinos bebem pra caramba muito, todo mundo já sabe. Mas seria essa a explicação pras olheiras gigantescas que esse povo carrega todas as manhãs? Sabe aquelas bolsas sob os olhos? Pois é. Parece que já vêm de fábrica. Parece que todo mundo festa a noite inteira todas as noites. E o que me irrita é que ninguém me chama pra zoeira. Puxa vida.
Candy crush. Se você acha que seus amigos já estão muito irritantes e passaram dos limites ao gastar dinheiro para comprar vida e docinhos (gente, não sei. Não jogo, pois tenho medo de cair em tentação, amém), vocês não sabem o nível da insanidade londrina. Não importa se eles estão sentados, em pé, debruçados sob a janela ou caindo em cima de você: eles estão jogando candy crush. Alguém me conta por que é tão bom sem responder “joga que você vai ver”?
Por fim (calma, tá acabando. Ainda tem alguém aí?), um desses diálogos surreais que acontecem a toda hora no metrô. Metrô lotado. Uma senhora levanta. Outra menina na frente do banco olha pro lado e pergunta: “Você gostaria de se sentar?”. A moça responde: “Não, obrigada”. Ela retoma: “Você tem certeza?”. E escuta: “Sim, fique à vontade pra se sentar”. E eu ali, em pé e cansada, segurando a vontade louca de dar uma bundada em todo mundo, sentar e acabar logo com aquela discussão. Vai ficar pra próxima.
Pra uma próxima também ficam outras observações, gente. Até lá!

Check Also

Ano Novo em Londres

New Year’s Eve – O Ano Novo na Inglaterra

Spread the loveQuando o Big Ben anuncia meia-noite, o céu de Londres se ilumina com ...

natal-Inglaterra

O Natal na Inglaterra

Spread the loveChristmas na Inglaterra comemora o nascimento de Jesus combinando vários elementos de festivais ...

5 comentários

  1. Eu sou fã do site mas não gostei muito das observações da jornalista sobre os Londrinos. Quando um estrangeiro que mora aqui faz uma observação sobre nossos hábitos diários é comum ver Brasileiros dizendo: ” Se você não gosta dos hábitos saia do país.” e eu já li esse comentários grosseiros por parte dos Brasileiro isso é xenofobia. Aliás acho o Brasil um país xenófobo. Estive na cidade de Newcastle-Upon-Tyne em 2009 e o que me saltou mais os olhos não foi nada disso que li no texto e sim a educação Britânica no tube coisa que falta aqui no Brasil. Vamos por favor respeitar outros povos pois eles merecem o nosso respeito eu acho que temos mais pontos positivos na cultura Britânica do que na Brasileira. Obrigado pela atenção.

    • LUCIANA CANDIDO DE LIMA ___

      Não achei xenofobia,Oras ela apenas relatou o que observou, aqui no metrô de São Paulo não vi muita diferença de mulheres se maquiando e gente jogando Candy Crush no Smartphone aqui tem tbém, só achei idiotice essa mania de menosprezar o Brasil. UK tem uma cultura diferente apenas ISSO nem melhor nem pior Oooo sindrome do vira lata essa viu.

  2. Adorei o texto da Marla!
    Não achei o texto xenófobo, como o colega ali mais acima disse. Pelo contrário, achei bem humorado e até mesmo com um toque do humor inglês – que eu adoro – e que beira mais a ironia do que a piada em si.
    Acredito que temos que nos desarmar disso de levar tudo tão a sério. Os ingleses são legais? Demais. E tudo o que ela disse é verdade e contribui para que eles sejam mais legais ainda. Aliás, se ler direito vai ver que ela se refere a todo mundo que anda no metrô, não ao povo que nasceu na cidade (eu mesmo quando morava em londres levava minha bolsa/mochila no metrô – não conto o que tinha dentro -, com olheiras não sei pq, sem jogar candy crush – não existia na época! hehehe).
    Parabéns, Marla!!! (e faltou vc dizer que no metrô tem gente que come meleca do nariz! hahahahaha)
    =P

  3. A mochila é pra mais ou menos carregar jaqueta, água, pacote de tabaco – cigarro é caro, comum é enrolar seus próprios cigarros e um sanduíche ou uma fruta. E depois do trabalho, a bolsa já serve pra colocar algo que comprou na rua durante o dia ou no Tesco antes de chegar em casa…
    No geral os ingleses são muito educados no transporte publico , no começo estranhava quando na fila do ônibus ingleses nato davam a vez pra mim – um estrangeiro – entrar primeiro no ônibus.

  4. Caracaaaaa!!!! achei alguem igual a minha pessoa…..
    Todas as pessoas q me perguntam sobre londres falo do metro e todos olham com aqla cara estranha credo.. Ou falam que é poluido(como os japoneses) ou que é apertado ( como os alemaes) ou simplesmente nao entende (como os italianos)… Mas para eu a vida de londres começa no tube e termina tbm… Acho que é o unico momento que as pessoas param pq nas ruas elas nao andam apenas correm….. e no Tube voce pode observar o cotidiano… Amo londres e todas as suas loucuras reguladas…
    Bom texto Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *