Capa » A Inglaterra » O Natal na Inglaterra

O Natal na Inglaterra

Christmas na Inglaterra comemora o nascimento de Jesus combinando vários elementos de festivais e tradições milenares. Conheça 10 fatos e curiosidades sobre o Natal Inglês.

Christmas Dinner

A ceia de Natal na Inglaterra é consumida na tarde do dia 25 de Dezembro. O Christmas dinner consiste de Perú assado (uma tradição iniciada por Henry VIII no século XVI), acompanhado de stuffing (recheio), gravy (redução de caldo de carne), pigs in blankets (lingüiça assada coberta de bacon); cranberry sauce (uma espécie de geléia de fruta), bread sauce (um molho branco); batatas assadas, cozidas ou purê e vegetais cozidos, particularmente couve de bruxelas, cenouras e repolho.

Bah! Humbug!

Pode parecer absurdo, mas o Natal como conhecemos quase morreu durante o século XVIII. O jornal The Times por exemplo, não faz nenhuma menção da palavra “Christmas” entre 1790 e 1835.

Foi o romance A Christmas Carol do Inglês Charles Dickens em 1843 que resgatou a tradição. O conto do rabugento Ebenezer Scrooge e os Espíritos dos Natais Passados, Presentes e Futuros ajudaram a fazer do Natal o que ele é hoje.

Mince Pies:

Mince Pie
As primeiras Mince Pies surgiram na Inglaterra no século XIII, e eram realmente recheadas de carne moída como o nome diz, além de frutas secas, ovos e especiarias. No formato de uma manjedoura, um bebê Jesus feito de massa era colocado no topo para decoração.

No século XIX, as mince pies ganharam o formato que tem hoje e a carne moída foi substituída por frutas e aveia. É considerado boa sorte ter 12 tortas feitas por 12 cozinheiros diferentes em casa, uma para cada mês do ano.

Crackers

Christmas Crackers, também chamados de bonbons, foram criados por Thomas Smith em 1847 e são uma tradição obrigatória na mesa de Natal da Inglaterra.

O cilindro de papel colorido enrolado em ambas a pontas contém um brinde, uma charada e uma coroa de papel. Cada pessoa puxa uma ponta até ouvir um pequeno estouro, causado por uma reação química.

São Bonifácio e as Árvores de Natal

São Bonifácio era um monge Inglês durão da Idade Média. Certa vez, ele encontrou um grupo de pagãos prestes a sacrificar uma criança aos pés de uma árvore. São Bonifácio

Ele acabou com o ritual e resgatou a criança, nocauteando os pagãos com socos poderosos. Quando todos estavam no chão, ele explicou: “Essa árvore não perde suas folhas no inverno. Essa é a árvore da vida eterna. Jesus lhe oferecerá a vida eterna se você deixar os seus rituais pagãos e seguir os mandamentos da igreja”. Eles acabaram se convertendo e a árvore se tornou um símbolo do Natal desde então.

Queen’s Speech

A tradição do monarca Britânico em dar um discurso de Natal começou com o Rei George V em 1932. O evento é televisionado para todos os países do Commonwealth e celebra todos os principais eventos do ano para o Reino Unido.

Christmas Cards

O primeiro cartão de Natal foi criado pelo Inglês John Horsley em 1843. Duas remessas de 2050 cartões foram produzidos naquele ano, para serem enviados com outra invenção recente do mesmo autor – o selo postal. (Veja também: Royal Mail – Os correios da Inglaterra)

O Primeiro Cartão de Natal - Londres 1843
O Primeiro Cartão de Natal – Londres 1843

Mistletoe Kisses


A tradição de beijar embaixo do agárico vem dos druídas, antes mesmo do nascimento de Jesus. O druída chefe entrava na floresta com uma procissão e cortava um galho do visgo, uma planta relacionada à Freya, a deusa do amor na tradição nórdica. O galho era passado de mão em mão para trazer sorte e proteção.

Pantomine

Peças teatrais para o Natal são uma tradição desde a Idade Média na Inglaterra. Interpretadas somente por homens no começo, os grupos, chamados mummers, iam de casa em casa fantasiados, reproduzindo cenas folclóricas em troca de comida e dinheiro.

Yule Log e os 12 Dias do Natal

Os Celtas acreditavam que o sol parava no céu durante os 12 dias entre o solstício de inverno, quando os dias são os mais curtos do ano.

Para trazer o sol de volta e espantar os espíritos das trevas, eles queimavam uma tora durante esses 12 dias, até a noite de Reis em 6 de Janeiro.

Você conhece outra tradição de Natal? Deixe uma mensagem.

Fontes: Weird and Wonderful – A Calendar of British Customs
The Horrible Histories Collection – Horrible Christmas

Check Also

uniformes da infantaria britânica

Como outras nacionalidades chamam os Ingleses?

Eles mesmos se chamam de “Englishman” ou “Brits” – Conheça os apelidos pelos quais os ...

Limites da City of London

Londres: A cidade dentro da cidade no país dentro de um país

Sabia que a Rainha da Inglaterra precisa pedir autorização do prefeito para entrar em Londres? ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273