Capa » A Inglaterra » O Dia D

O Dia D

Conheça do Dia D, uma das maiores operações militares da história, que completa 70 anos hoje.

dia d

O que foi o Dia D?

O Dia D foi a maior invasão militar da história, que aconteceu durante a segunda guerra mundial no dia 06 de junho de 1944.

Após cinco anos de guerra contra a Alemanha, uma força militar maciça partiu da Inglaterra para a França com objetivo de derrubar a Alemanha nazista e seu líder Adolf Hitler, que já havia tomado boa parte da Europa.

O nome oficial do Dia D foi Operação Overlord. As forças aliadas desembarcaram nas praias da Normandia e começaram a romper as defesas do exército alemão.

desembarque dia d

O Dia D iniciou uma série de ataques que duraram 11 meses, percorrendo todo o caminho até a capital alemã, Berlim, no bunker onde se alojava Adolf Hitler.

dia d

Por que a data foi chamada de Dia D?

O ‘D’ em Dia D é um apenas um código de uso militar ao planejar um evento, assim como “Hora H”.

Os detalhes da invasão começaram a ser planejados antes que os militares soubessem a data em que o plano aconteceria.

A fim de organizar o andamento do ataque, como quando os navios e tropas deveriam deixar a Inglaterra, eles se referiam ao momento como “D-Day“.

Por exemplo: ‘Capitão Smith vai zarpar no Dia D menos um’. Então, tudo o que o Capitão Smith tinha de fazer era esperar até que alguém lhe dissesse a data do Dia D, e ele deveria embarcar para a França um dia antes.

Na verdade, a Operação Overlord estava programada para o dia 5, mas teve de ser cancelada devido ao mal tempo.

Como conseqüência, as tropas ficaram presas no mar no meio da tempestade por mais de 2 dias. Enquanto isso, os oficiais tentavam controlar o enjôo causado pelo mar agitado e fazer o pouco que podiam para manter o moral e preparar-se para o combate.

O nome Dia D é usado para muitas operações militares, mas agora está firmemente associado com a invasão da Normandia.

d day

O que aconteceu no Dia D?

hi-cp-647085-normandy

O ataque começou com aviões e navios aliados bombardeando posições alemãs ao longo da costa, com objetivo de tornar mais difícil uma retaliação por terra.

Ao mesmo tempo, aviões e planadores enviaram dezenas de milhares de soldados aliados atrás das defesas alemãs, tomando o controle de estradas e pontes importantes, limitando a entrada das tropas alemãs.

Da costa sul da Inglaterra, 6.000 embarcações apoiadas por mais de 11.000 aviões atravessou o canal durante a noite. Às 06:30 de 6 de junho, as tropas começaram a desembarcar nas praias da Normandia.

Haviam cinco praias de desembarque principais:

  • Juno
  • Gold
  • Omaha
  • Sword
  • Utah

feridos do dia d

No final do Dia D, os aliados haviam colocado 156 mil oficiais em terra na Normandia, sofrendo cerca de 10.000 baixas.

Não se sabe quantos soldados alemães foram mortos ou feridos em 6 de junho, mas estima-se que entre 4.000 e 9.000 oficiais perderam suas vidas.

Cemitério de Bayeux,
Cemitério de Bayeux, onde 4,144 oficiais Britânicos descansam em paz

http://www.dday.org

Check Also

Ano Novo em Londres

New Year’s Eve – O Ano Novo na Inglaterra

Quando o Big Ben anuncia meia-noite, o céu de Londres se ilumina com fogos de ...

natal-Inglaterra

O Natal na Inglaterra

Christmas na Inglaterra comemora o nascimento de Jesus combinando vários elementos de festivais e tradições ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273