Capa » Olimpíadas » 10 Lições que o Rio pode aprender com as Olimpíadas de Londres

10 Lições que o Rio pode aprender com as Olimpíadas de Londres

Com os fim dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres passa a bola para o Rio de Janeiro – Mas o que os Brasileiros podem aprender com seus colegas Britânicos para que Rio 2016 seja um sucesso?

Torcedora Brasileira em Londres

Com apenas 4 anos para se preparar para as primeiras Olimpíadas da América do Sul, que lições os cariocas podem aprender com seus colegas Londrinos?

    Atenção nos detalhes

    Nicola Adams, a primeira Britânica medalha de ouro no boxe, declarou que a comida na Vila Olímpica em Londres era ‘inacreditável’.

    Agradar o paladar de gente do mundo todo não é tarefa fácil, mas além da comida, outros aspectos como a arborização e paisagismo no Parque Olímpico, lixeiras, guarda-volumes, mesas, cadeiras e boa sinalização fazem toda a diferença para os atletas, torcedores, oficiais e funcionários das olimpíadas.

    Atenção nos Ingressos

    Estádios com bancos vazios foram a maior crítica ao Locog, o Comitê Organizador de Londres, no início dos jogos.

    Enquanto eventos populares como foram vendidos em minutos, outros tiveram uma demanda muito baixa, e demorou alguns dias até que os ingressos não-vendidos fossem doados à crianças carentes e oficiais das forças armadas para que cadeiras não ficassem vazias.

    Recrute Voluntários

    O trabalho duro dos mais de 70.000 voluntários foi o aspecto mais elogiado das Olimpíadas de Londres. Um time bem treinado e motivado de voluntários trabalhando por amor à camisa é o que o Rio mais precisa.

    Entre no espírito

    Isso não deve ser problema para o Brasil, mas para os Britânicos, sem vuvuzelas e com a natureza tendendo pro auto-depreciativo, foi necessário um Mo-bot para que o Team GB encontrasse sua identidade.

    Bolt fazendo um Mo-bot com Mo Farah

    Invista no Esporte

    “A combinação talento, treinamento e investimento funciona” – Esse é o conselho do Presidente do Locog Lord Coe.

    Ele explica que para conquistar as 65 medalhas, 29 delas de ouro, o Team GB recebeu um investimento pesado.

    Lembrando que em Atlanta, a Grã-Bretanha levou apenas 1 medalha de ouro, a reviravolta só aconteceu depois que o governo Britânico passou a investir todos os impostos arrecadados com a Loteria, diretamente no esporte.

    Quanto custa para ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Londres?

    Conheça o laboratório que transforma suor em Ouro

    Envolva todo o Brasil no processo

    Apesar de ser um país pequeno, contagiar gente de todo o Reino Unido com o espírito dos Jogos Olímpicos foi um desafio.

    O trajeto da Tocha Olímpica passou à menos de 16 quilômetros de 95% da população Britânica, e assim como no Rio, os jogos de futebol nas Olimpíadas de Londres foram disputados em outras cidades como Cardiff, Glasgow, Coventry, Newcastle e Manchester – Integração não é só isso, mas com certeza ajuda.

    Locais de disputa das Olimpíadas de Londres

    Apresente uma cara nova

    Todo o mundo espera samba e mulatas na Cerimônia de Abertura do Rio 2016, mas se o Brasil quer provar pro mundo o que têm de melhor, a hora é essa.

    Se até a Rainha Elizabeth II mostrou um lado descolado na Cerimônia de Abertura, contracenando com James Bond chegou de para-quedas no Estádio Olímpico, imagina o que o Brasil pode fazer?

    Rainha Elizabeth pulando de para-quedas

    Adiante suas medalhas

    A dica do Presidente do Comitê Olimpico é: Conquiste suas medalhas o mais cedo possível.

    As Olimpíadas de Londres foram organizadas para que os esportes onde o time Britânico tivesse maior chances de medalha acontecessem primeiro.

    Depois que Lizzie Armitstead ganhou a primeira medalha pro Reino Unido no segundo dia dos jogos, o povo se animou, inspirando os atletas ao melhor desempenho Britânico desde 1908.

    Planeje o Transporte e a Segurança

    Uma questão doméstica da maior importância, essa era a maior dúvida quanto à escolha de Londres como sede das Olimpíadas em 2012 e com certeza o mesmo vale para o Rio.

    Se cubra de verde e amarelo

    Union Jacks estavam em todo lugar nas Olimpíadas de Londres, sem contar que os incontáveis itens comemorativos, como bandeirinhas, chapéus, óculos, camisetas e chaveiros, ajudaram a movimentar a economia em tempos de crise econômica na Europa.

Fonte: http://www.bbc.co.uk

Check Also

O atleta Paraolímpico Oscar Pistorios

Paraolimpíadas de Londres: Confira o Calendário de todos os esportes

Do arco e flecha ao velejamento – Um calendário de todos os eventos dos Jogos ...

O Professor Stephen Hawking vai participar da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012

Stephen Hawking é estrela da Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas de Londres

O cientista Inglês Stephen Hawking vai ser o destaque da Abertura dos Jogos Paraolímpicos de ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273