Capa » Noticias da Inglaterra » Ciência e Tecnologia » Pum de dinossauro responsável por aquecimento global

Pum de dinossauro responsável por aquecimento global

Pesquisadores Britânicos descobrem que a flatulência dos dinossauros ajudou a aquecer o planeta.

Cientistas Britânicos decidiram medir o impacto ambiental dos dinossauros, comparando o resultado com os níveis de poluição causados pelos seres humanos, principalmente depois da Revolução Industrial.

Para isso, um time das universidades de Londres, Glasgow e Liverpool se uniram para calcular a quantidade de pum de dinossauro lançado na atmosfera quando os gigantes dominavam a Terra.

Os pesquisadores calcularam a produção de metano produzido pela digestão de dinossauros herbívoros como o Apatossauro, comparando com a quantidade de gás gerado no organismo de uma vaca.

Apatossauros, antes conhecidos como Brontossauros, eram gigantes herbívoros que dominaram a Era Mesozóica.

Micróbios no organismo de espécies ruminantes produzem uma grande quantidade de gás metano, que impede o calor de se dissipar da atmosfera.

Os resultados mostram que cerca de 520 milhões de toneladas de gás metano eram geradas ao ano pelos gigantes herbívoros, e sugerem que esse foi um fator importante para o clima da Terra, 150 milhões de anos atrás.

Dr. David Wilkinson, responsável pela pesquisa, disse: “Na verdade, são os micróbios que vivem no intestino dinossauros que estão fazendo todo esse metano.”

O metano é um conhecido gás de efeito estufa, que absorve a radiação do sol, prendendo-o na atmosfera da Terra e fazendo as temperaturas subirem.

Evidências mostram que nesse período, o planeta costumava ter uma temperatura média 10º mais quente do que hoje.

Segundo Dr. Wilkinson e seus colegas, peidos dos dinossauros poderiam explicar por que o clima da Terra era muito mais quente há 150 milhões de anos.

A produção atual de CH4 é de 500 milhões de toneladas por ano.

http://ljmu.academia.edu/DavidWilkinson

Check Also

coruja1

Roy Hodgson tem cara de coruja

Roy Hodgson – O técnico da seleção Inglesa e sua incrível semelhança com uma coruja.

Rich_list

Os mais ricos da Inglaterra 2014

Londres é a capital com o maior número de bilionários do mundo. Conheça os mais ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273