Capa » Cultura Inglesa » A Rotatória Mágica – O cruzamento mais complicado do mundo

A Rotatória Mágica – O cruzamento mais complicado do mundo

Além de dirigir ao contrário, os ingleses tem soluções bastante bizarras para os seus problemas de trânsito. Conheça a Rotatória Mágica, o cruzamento mais complicado do mundo.

rotatória magica
The Magic Roundabout, o cruzamento mais complicado do mundo

The Magic Roundabout – A Rotatória Mágica em Swindon, Inglaterra, construída em 1972, é a mais brilhante e ao mesmo tempo a mais confusa rotatória já construída.

A rotatória, que ganhou seu nome em homenagem ao programa infantil com o mesmo nome, é composta por cinco mini-rotatórias, dispostas em um círculo ao redor de uma rotatória principal.

the magic roundaboutÀ primeira vista, pode parecer que ela só está lá para separar os turistas dos locais, mas uma vez que você entende como a Rotatória Mágica funciona, percebe como a idéia é revolucionária.

Antes da rotatória ser construída, a área era um verdadeiro pesadelo para os motoristas, simplesmente porque o cruzamento não conseguia lidar com o volume de tráfego que convergia naquele ponto vindo de cinco direções diferentes.

A solução brilhante foi encontrada Frank Blackmore, do Laboratório Britânico de Pesquisas Rodoviárias.

“Tudo o que fizemos foi combinar duas rotatórias em uma só – O tráfego entra pela esquerda na mini-rotatória, que gira no sentido horário. Daí, o motorista pode entra na rotatória principal, que gira no sentido anti-horário, até encontrar a mini-rotatória certa para sua saída e deixá-la no sentido horário mais uma vez.”

como funciona a rotatoria magica
Como funciona a rotatória mágica em Swindon

A Rotatória Mágica é tão eficiente que quarenta anos depois, mesmo com o aumento do volume de tráfego e em horários de pico, ela ainda funciona perfeitamente.

Steve Dudley, um dos policiais envolvidos na introdução do novo sistema na década de 70, lembrou: “No dia da inauguração, cada uma das rotatórias tinha um oficial, um deles em um guindaste no centro, coordenando o trânsito e deixando o tráfego prosseguir, uma pista de cada vez.”

Quando nós decidimos deixar o trânsito fluir sem a nossa interferência, foi realmente assustador, mas acabou funcionando, e a Rotatória Mágica é um orgulho de Swindon desde então.

Apesar da eficiência do sistema, o Magic Roundabout ainda é o terror dos motoristas de primeira viagem. Ela foi votada a pior rotatória em uma pesquisa por uma revista britânica de automobilismo em 2005.

Em dezembro de 2007, a BBC publicou uma pesquisa identificando a Rotatória Mágica como um dos 10 cruzamentos mais assustadores do Reino Unido.

rotatória mágica
Vista aérea da Rotatória Mágica

Mas os números falam por si: Durante os primeiros 25 anos, houveram apenas 14 acidentes graves na rotatória e pouco mais de cem colisões menores – uma taxa bem menor do que esperada em uma junção tão movimentada.

A maioria dos acidentes envolveram ciclistas e motociclistas, mas o problema deve ser minimizado agora que uma ciclovia foi implantada do lado de fora da rotatória.

Embora pareça intimidante, estatisticamente, o Magic Roundabout é um dos cruzamentos mais seguros da Inglaterra.

http://www.swindonweb.com/index.asp/magic-roundabout

Check Also

IMG_3186-0.PNG

Mother’s Day – O Dia das Mães na Inglaterra

Conheça as tradições Inglesas do Mothering Sunday, o Dia das Mães, celebrado no 4º domingo ...

invenções Britânicas

10 Invenções Britânicas que Mudaram o Mundo

A Grã-Bretanha é berço dos maiores cientistas, matemáticos e inventores da história. Conheça a lista ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273