Capa » Olimpíadas » Simplificando as Paralimpíadas: O sistema de categorias LEXI

Simplificando as Paralimpíadas: O sistema de categorias LEXI

O novo sistema de cores explica aos telespectadores das Paralimpíadas o nível de deficiência de cada competidor por categorias.

O sistema de classificação paralímpica
O sistema de classificação paralímpica Lexi Decoder

Se você achou algumas regras olímpicas difíceis de entender, as Paraolimpíadas podem ser ainda mais complicadas. (Veja aqui as principais diferenças entre as Olimpíadas e Paraolimpíadas)

Cada um dos 21 esportes é dividido em categorias diferentes, de acordo com o nível de deficiência de cada atleta.

Competidores passam por uma série de exames com especialistas em medicina do esporte, que os colocam em 1 de 6 grupos, de acordo com seu nível de mobilidade.

Os seis grupos usados são: lesão na coluna, paralisia cerebral, amputação, deficiência visual, deficiência intelectual e les autres, que se refere à qualquer outra deficiência física.

Giles Long, ex nadador paralímpico e vencedor de 3 medalhas, criou o sistema Lexi Decoder, um sistema de cores para desmistificar o processo de classificação paralímpica.

Níveis de deficiência são indicados por cores, variando de verde à vermelho para aqueles com limitação severa de movimentos. Membros amputados são representados de acordo, portadores de nanismo têm uma figura menor na tela e deficiência mental é representada pela mesma escala de cores na cabeça do boneco da escala.

“O ponto crucial do sistema não é como você anda na rua, mas sim como sua deficiência afeta o esporte que você pratica”, diz Giles.

“Se as pessoas puderem entender de maneira simples o sistema de classificação, elas irão apreciar mais o esporte paralímpico.”

O sistema Lexi Decoder será usado nas transmissões Paraolímpicas na Inglaterra. E no Brasil, existe algo similar? Deixe seu comentário abaixo.

Fonte: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2194767/London-Paralympics-2012-The-traffic-light-TV-viewers-athletes-level-disability.html#ixzz24vCauaYK

Check Also

O Professor Stephen Hawking vai participar da Cerimônia de Abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012

Stephen Hawking é estrela da Cerimônia de Abertura das Paraolimpíadas de Londres

O cientista Inglês Stephen Hawking vai ser o destaque da Abertura dos Jogos Paraolímpicos de ...

Torcedora Brasileira em Londres

10 Lições que o Rio pode aprender com as Olimpíadas de Londres

Com os fim dos Jogos Olímpicos de 2012, Londres passa a bola para o Rio ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273