Capa » Ingleses Famosos » Ciência » Sir Patrick Moore

Sir Patrick Moore

O entusiasmo contagiante de Sir Patrick Moore despertou em milhões de pessoas o interesse em olhar para o céu.

Sir Patrick Moore

O amor de Patrick Moore pela astronomia começou aos seis anos na idade, e que a curiosidade infantil se desenvolveu em uma paixão.

Uma paixão que ele compartilhou por mais de 50 anos através de seu programa, The Sky at Night, que apresentou na rede BBC.

Patrick Alfred Caldwell-Moore nasceu em Pinner, Middlesex em 4 de março de 1923.

Devido a problemas cardíacos, ele passou boa parte de sua infância sendo educado em casa e assim se tornou um leitor ávido.

Sua mãe lhe deu uma cópia do livro de GF Chambers, A História do Sistema Solar, e isso despertou a paixão de Sir Patrick pela astronomia.

Sir Patrick Moore na Guerra

Com o início da II Guerra Mundial, Patrick recusou um lugar na Universidade de Cambridge e mentiu sobre sua idade para se juntar à RAF, servindo como navegador no Comando de Bombardeiros, subindo para o posto de Tenente de Vôo.

Sua experiências na Royal Air Force, que incluíram uma visita ao campo de concentração de Dachau, fizeram de Sir Patrick um fervoroso militante anti-guerra.

O conflito também trouxe uma tragédia pessoal. Sua noiva, Lorna, foi morta quando a ambulância que estava dirigindo foi atingida por uma bomba. Ele nunca se casou.

The Sky at Night

Após a guerra, ele ensinou durante um tempo em uma escola preparatória, mas seu interesse em astronomia passou a dominar a sua vida. Ele construiu seu próprio telescópio, no jardim de sua casa em Sussex e começou a observar a lua.

Os mapas detalhados da superfície da lua que ele produziu durante este tempo foram usados ​​pela Nasa como parte dos preparativos para o pouso na lua.

Um crescente interesse em assuntos espaciais convenceu a BBC a lançar um novo programa explicando os mistérios do espaço, e Moore foi escolhido para apresentá-lo.

Numa altura em que pulsares, quasares e buracos negros eram desconhecidos, o show Starmap como foi inicialmente chamado, foi programado para ser apresentado durante três meses.

A primeira edição do The Sky at Night foi transmitido em 24 de abril de 1957, seis meses antes do lançamento do Sputnik, o primeiro satélite artificial em órbita em volta da terra, que começou a era espacial moderna.

The Sky at Night sacabou se tornando instituição de televisão, e Moore ficou com ele por mais de quatro décadas.

Durante esse tempo, ele perdeu apenas um episódio, quando foi atingido por uma intoxicação alimentar em Julho de 2004.

Em 1959 ele se tornou o diretor de um novo planetário em Armagh, na Irlanda do Norte, cargo que ocupou por nove anos.

Uma década depois, ele fez parte da equipe de comentaristas da BBC que descreveram o pouso na Lua.

Patrick Moore

Sua aparência era tão distinta como sua paixão pelas estrelas. Com 1,98m de altura, Moore disse que seu estilo era “permanentemente desalinhado”.

Com sua sobrancelha levantada e monóculo, ele poderia ter sido confundido com um acadêmico não comunicativo.

Apesar de sua experiência em nosso sistema solar, nunca Moore teve nenhum treinamento formal e se descrevia como um astrônomo amador.

Mas sua reputação como embaixador inovador da ciência foi reconhecida quando ele foi nomeado cavaleiro pela Rainha Elizabeth II em 2001.

Longe do seu telescópio, Moore adorava cricket, aprendeu sozinho a tocar piano e compor músicas aos nove, e escreveu uma série de peças ao longo dos anos.

Certa vez, ele conseguiu combinar o seu interesse pela música e a paixão pela ciência. Em um encontro histórico, ele tocou piano com Albert Einstein no violino.Patrick Moore e Albert Einstein

Ele era um oponente fervoroso contra a caça à raposa e tinha uma paixão por gatos, muitos dos quais, apareceram ao longo dos anos esparramados e felizes nos papéis de sua mesa, enquanto ele trabalhava.

Ele escreveu mais de 70 livros durante sua vida, a maioria datilografados em uma máquina de escrever manual de 1908. O entusiasta do espaço tinha uma aversão a novas tecnologias.

Muitos profissionais renomados dizem ter sido inspirados pelo entusiasmo contagiante de Sir Patrick Moore.

Buzz Aldrin, o piloto no pouso da Apollo 11, prestou-lhe esta homenagem em uma entrevista à BBC em 2009.

“A astronomia cresceu aos trancos e barrancos e são pessoas como Sir Patrick, que foram capazes de colocá-la em perspectiva de modo que as pessoas comuns entendam a grandiosidade do universo.”

Check Also

Screen Shot 2014-03-17 at 11.51.22

10 Coisas que você precisa saber sobre Saint Patrick

1 – Saint Patrick era Inglês

Stephen Hawking

Stephen Hawking

Stephen Hawking é professor lucasiano de matemática na Universidade de Cambridge e autor de Uma ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273