Capa » Noticias da Inglaterra » Ciência e Tecnologia » A maior invenção Inglesa que ninguém nunca ouviu falar

A maior invenção Inglesa que ninguém nunca ouviu falar

Starlite é um material leve e barato capaz de resistir ao impacto de 75 bombas de Hiroshima, mas porque ele continua desconhecido?

Uma amostra de Starlite depois do impacto de uma bomba atômica

O Starlite é um material criado pelo químico amador e ex-cabeleireiro Inglês Maurice Ward (1933-2011).

Aos 71 anos em seu laboratório de fundo do quintal, Maurice decidiu inventar um material “que não queimasse facilmente”, combinando polímeros e cerâmicas em uma batedeira de bolo.

O resultado foi um material tão resistente que é capaz de suportar o impacto de uma bomba atômica sem nenhum arranhão.

Os Ingleses foram apresentados ao Starlite durante uma demonstração ao vivo na rede BBC em 1993.

No programa Tomorrow’s World, uma cobertura fina de Starlite manteve um ovo cru e intacto depois de 2 minutos na ponta de um maçarico.

Impressionados com o material, a NASA entrou em contato com Maurice, empolgados com a declaração do Ministro da Defesa da época, Sir Ronald Mason, que disse estar entusiasmado com o potencial do Starlite:

“Maurice fala algumas baboseiras científicas, mas o material é realmente impressionante”

Porém, Maurice morreu em 2011 sem revelar a fórmula do Starlite pra ninguém, e por temer engenharia reversa, ele jamais registrou sua patente ou cedeu amostras para análise.

Aliás, a única ocasião em que Maurice perdeu de vista uma porção de Starlite foi durante os testes nucleares realizados pelo governo americano.

Apesar de ter recebido inúmeras propostas milionárias, Maurice acreditava que seu segredo valia bilhões de dólares e exigia 51% do lucro gerado com a tecnologia.

A família de Maurice, que herdou algumas amostras de Starlite mas não a fórmula, ainda não decidiu se vai deixar que o material seja estudado. Enquanto isso, pode se dizer que a maior invenção do século XX continua perdida, talvez para sempre.

Maurice em sua casa em 2008

Check Also

Lee Carter

Transexual Britânico ganha mais de R$200 mil da saúde pública para mudar de sexo

Lee Carter teve todas as despesas de sua transformação pagas pelo governo Britânico.

Fábrica Britânica transforma fraldas e absorventes usados em telhas e tubulações

Uma fábrica em Bromwich, West Midlands promete processar um número de produtos de higiene pessoal e recuperar materiais que podem ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273