Capa » A Inglaterra » Existem terremotos na Inglaterra?

Existem terremotos na Inglaterra?

Por se tratar de uma ilha, as Inglaterra e Grã Bretanha são mais sujeitas a terremotos?

A Inglaterra e o Reino Unido não são geralmente associados à terremotos. Apesar de se tratar de uma ilha, o país é ligado ao continente europeu por uma faixa de terra baixa, o Canal da Mancha, que deixa o país menos sujeito a abalos sísmicos do que ilhas de origem vulcânica como o Japão, por exemplo,.

Um terremoto de magnitude 4 acontece na Grã-Bretanha aproximadamente a cada dois anos. Um de magnitude 5 aproximadamente a cada 10-20 anos. Pesquisas geológicas sugerem que o maior terremoto possível no Reino Unido é de cerca de 6,5 pontos na escala Richter.

Em média, entre 20 a 30 terremotos são sentidos a cada ano no país, e algumas centenas de tremores de menores proporções são registrados por instrumentos sensíveis. A maioria destes abalos são muito pequenos e não causam danos.

No entanto, alguns terremotos britânicos causaram danos consideráveis​​, embora nada comparado com a devastação causada por grandes terremotos em outras partes do mundo como o do Nepal, que marcou 7.8 na escala.

terremotos na Inglaterra
Mapa dos terremotos na Grã Bretanha de 1970 até o presente – Fonte British Geological Survey http://www.bgs.ac.uk/

Qual foi o maior terremoto da história Britânica?

O maior terremoto britânico conhecido ocorreu perto do banco de Dogger, em 1931, com uma magnitude de 6.1.

Felizmente, ele aconteceu há cerca de 60 milhas da costa, mas ainda foi poderoso o suficiente para causar pequenos danos a edifícios na costa leste da Inglaterra.

O terremoto mais prejudicial do Reino Unido foi na área de Colchester em 1884, onde cerca de 1200 edifícios precisaram de reparos, com chaminés desabando e rachaduras em paredes.

Onde evitar terremotos na Grã Bretanha?

Um mapa da atividade sísmica no Reino Unido mostra um número de variações regionais. A maioria dos terremotos ocorrem no lado ocidental do continente britânico.

Terremotos são quase completamente ausentes no leste da Escócia e leste norte da Inglaterra. Da mesma forma, a Irlanda é quase completamente livre de terremotos. A parte mais geologicamente ativa do Reino Unido fica no Mar do Norte.

As forças motrizes para os abalos sísmicos no Reino Unido não são claras, no entanto, eles incluem compressão causada pelo movimento de placas tectônicas da Terra e a elevação resultante da fusão das camadas de gelo que cobriam muitas partes da Grã-Bretanha há milhares de anos.

Veja também:

Como surgiu a Grã-Bretanha?

Sanduíche: Uma invenção legitimamente inglesa

Check Also

horário de funcionamento

Os Horários de Funcionamento na Inglaterra

Está planejando viajar para a Inglaterra? Conheça os horários de funcionamento dos principais estabelecimentos e ...

pancake race

Shrove Tuesday – O Dia da Panqueca

Enquanto os brasileiros celebram a terça-feira gorda de carnaval, na Inglaterra, o início da quaresma ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *