Capa » A Inglaterra » Historia » York, Lancaster e a Guerra das Duas Rosas

York, Lancaster e a Guerra das Duas Rosas

Mesmo depois da Guerra dos 100 anos, os Ingleses ainda tiveram pique para mais um conflito: A Guerra das Duas Rosas.

Batalha de Bosworth
A Batalha de Bosworth foi o conflito final da Guerra das Duas Rosas

Em 1399, o Rei Ricardo II foi destronado pelo barão Henry Bolinbroke, que se tornou Henrique IV, o primeiro monarca da família Lancaster.

Henrique IV foi seguido por Henrique V, imortalizado por William Shakespeare em 1599 na obra de mesmo nome.

Depois dele veio Henrique VI, que entre acessos de insanidade completa, construiu algumas das catedrais mais famosas da Inglaterra até hoje: King’s College Chappel em Cambridge e Eton Chapel em Windsor, além de acabar com a Guerra dos 100 anos.

Ricardo, Duque de York, cujo símbolo era uma rosa branca, desafiou o poder de Henrique VI, cujo símbolo era uma rosa vermelha.

O enfraquecido Henrique não conseguiu conter o ataque, e foi sua mulher, Margaret de Anjou, quem defendeu o reino do usurpador.

Mas a história não ficou por aí. O filho de Ricardo reuniu suas tropas e finalmente conseguiu destronar Henrique VI, se tornando o Rei Eduardo IV da Inglaterra, o primeiro monarca da dinastia York.

Como a vida não era nada fácil para quem estava no topo, em 1470 o Conde de Warwick se juntou a Margaret para destronar Eduardo e trazer Henrique VI de volta do exílio.

O plano deu certo e Henrique VI voltou ao trono, o que não durou muito tempo. Um ano depois da sua segunda coroação, Eduardo voltou ao poder, matando Warwick e prendendo Henrique na Torre de Londres.

Eduardo IV reinou por menos de uma década antes de ser sucedido por seu filho, Eduardo V, na época com 12 anos, que teve um reinado ainda mais curto do que o de seu pai, se tornando o monarca com a vida mais curta da história da Inglaterra.

Check Also

ww1-pic

10 Coisas que você precisa saber sobre a I Guerra Mundial

peste negra

A Peste Negra na Inglaterra

Saiba mais sobre a epidemia de peste negra que matou 1.5 milhões na Inglaterra durante ...


Fatal error: Uncaught Exception: 12: REST API is deprecated for versions v2.1 and higher (12) thrown in /home/content/37/8844237/html/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273